Foto: FELIPE IRUATA

Televisão

Vera Fischer: Relembre os papéis mais marcantes da atriz

Homenageada no Festival de Gramado, Vera começou sua carreira no final dos anos 1970, com personagens importantes na televisão e no cinema

Foto: Acervo TV Globo

Novela polêmica

Vera estreou na Globo em 1977, mas teve seu primeiro grande destaque em Coração Alado, de Janete Clair, em 1980. A novela foi considerada ‘pesada’ e traz um cena em que Vivian, papel da atriz, era estuprada pelo cunhado Leandro (Ney Latorraca).

Foto: Nelson Di Rago/ TV Globo

Vera morena

Em 1981, a atriz protagonizou a novela Brilhante, sucesso de Gilberto Braga. Vera surpreendeu o público ao aparecer de cabelos curtos, pintados de preto. No folhetim, vivendo Luiza, ela fez par romântico com Tarcísio Meira.

Foto: Acervo Estadão

Com Xuxa

Em 1982, Vera participou de um dos filmes mais polêmicos do cinema nacional. Amor, Estranho Amor, de Walter Hugo Khouri, trazia Vera como antagonista de Xuxa, ainda em início de carreira. Anos depois, a apresentadora conseguiu proibir na Justiça a exibição e distribuição do filme que a trazia em uma cena de sexo com um adolescente.

Foto: Jorge Baumann/ TV Globo

Tragédia em cena

Na minissérie Desejo, de Gloria Perez, exibida em 1990, Vera viveu Ana Emília Ribeiro, pivô de um dos mais conhecidos crimes da história do País: o assassinato do escritor Euclides da Cunha pelo amante de Ana, o militar Dilermando Cândido de Assis.

Foto: Jorge Baumann/Globo

Na praia

Novamente loira, e também em 1990, Vera protagonizou, ao lado de Carlos Alberto Riccelli, a minissérie Riacho Doce, de Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn. A produção foi gravada no no arquipélago de Fernando de Noronha e ainda tinha Fernanda Montenegro e Herson Capri no elenco.

Foto: Arley Alves/ TV Globo m

Comédia das 7

Vera esteve em uma das novelas mais cultuadas do horário das 7 da noite, Perigosas Peruas. A trama criada por Carlos Lombardi, conta a história das amigas Cidinha (Vera Fischer) e Leda (Silvia Pfeifer). As duas nasceram no mesmo dia, cresceram juntas, mas seguiram caminhos diferentes na vida.

Foto: Globo / Divulgação

A Helena

Em Laços de Família, Vera teve seu papel mais marcante ao dar vida a uma Helena criada por Manoel Carlos especialmente para ela. Apaixonada por Edu (Reynaldo Gianecchini), ela abre a mão do namorado em nome da felicidade da filha, Camila, personagem de Carolina Dieckmann.

Leia mais sobre Vera Fischer

Reportagem

Danilo Casaletti