Foto: Divulgação
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas. O documento físico não é mais necessário para a contratação na maioria dos casos.
Foto: Agência Brasil
Todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), anotações (como férias e salário) serão feitas apenas eletronicamente, na Carteira de Trabalho digital. É possível acompanhar tudo pelo aplicativo ou pela internet. O documento físico deve ser guardado, mas não é mais necessário.
Foto: ADRIANA TOFFETTI/A7 PRESS
Para o obter a Carteira de Trabalho Digital, o interessado deve acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou o Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho com a sua conta gov.br. Depois de solicitar, o acesso ocorre tanto pelo aplicativo como pelo site.
Foto: ESTADÃO CONTEÚDO / ESTADÃO CONTEÚDO
Sim. Desde setembro de 2019, o trabalhador não precisa mais solicitar a versão impressa do documento. A carteira física será usada apenas em casos excepcionais para anotações de vínculos anteriores a instituição do modelo digital.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Como dar entrada no seguro-desemprego?
Jessica Brasil