Foto: Annegret Hilse/REUTERS

na alemanha

Conheça os estádios da Eurocopa 2024

É a 1ª vez que a Alemanha sedia um grande torneio desde a Copa de 2006; 10 cidades recebem jogos

Foto: Annegret Hilse/REUTERS

Estádio Olímpico de Berlim

A capital alemã e o icônico Olympiastadion sediarão a final do torneio, em 14 de julho. Foi lá que a Itália conquistou o tetra mundial em 2006. O estádio também foi palco do título da Champions League de Neymar, com o Barcelona, em 2015.

Foto: UEFA/Divulgação

Deutsche Bank Park

O estádio do Eintracht Frankfurt já sediou a Eurocopa de 1988 e a Copa de 2006. O primeiro torneio que hoje equivale à Champions League Feminina teve a final lá e foi vencido pelo time da casa contra o Umeå IK, da Suécia.

Foto: UEFA/Divulgação

Mercedes-Benz Arena

A cidade de Stuttgart é um polo industrial e casa de Mercedes e Porsche. O estádio pertence ao VfB Stuttgart e recebeu a final da Champions em 1988, vencida pelo PSV contra o Benfica.

Foto: UEFA/Divulgação

Esprit Arena

A cidade de Düsseldorf é conhecida por ter mais de 250 cervejarias e restaurantes na Cidade Velha, local apelidado de “maior bar do mundo”. É a casa do modesto Fortuna Düsseldorf.

Foto: UEFA/Divulgação

Red Bull Arena Leipzig

O estádio foi construído em 2004. A estrutura foi montada dentro do antigo Zentralstadion, que ganhou forma em 1956. O local é a casa do RB Leipzig e tem inspiração no Estádio do Dragão, do Porto.

Foto: UEFA/Divulgação

RheinEnergieStadion

O estádio fica na cidade de Colônia, cortada pelo rio Reno. Ele é administrado por uma empresa municipal e, além de ser a casa do FC Colônia, sediou a final da Liga Europa em 2020, com o título do Sevilla contra a Inter de Milão.

Foto: UEFA/Divulgação

Volksparkstadion

A casa do Hamburgo é a sede mais ao Norte dos 10 locais que recebem a Eurocopa. Foi lá que o Diego Forlán marcou dois gols na vitória do Atlético de Madrid por 2 a 1 contra o Fulham, valendo o título da Liga Europa, em 2010.

Foto: UEFA/Divulgação

Veltins-Arena

O estádio do Schalke 04 fica em Gelsenkirchen, cidade ligada a mineração e siderurgia. Na Copa de 2006, um dos grandes momentos foi lá, quando Cristiano Ronaldo decidiu a disputa por pênaltis entre Portugal e Inglaterra nas quartas de final.

Foto: Martin Meissner/AP

Signal Iduna Park

O estádio é conhecido pela ‘Muralha amarela’, como é chamada a torcida do Borussia Dortmund, atual vice-campeão da Champions League. Lá, o Liverpool foi campeão do campeonato equivalente à Liga Europa em 2001, contra o Alavés, da Espanha. Na cidade, também fica o Museu do Futebol Alemão.

Foto: UEFA/Divulgação

Allianz Arena

Hoje, apenas o Bayern manda jogos no local que foi construído também pelo rival, 1860 München. Em 2012, o Chelsea colocou água no chopp no time de Neuer, Kroos e Muller, ao vencer a Champions na casa do adversário. Na Eurocopa, a Alemanha manda o jogo de abertura na Arena.

Foto: Adidas/Divulgação

Quais são os melhores jogos da fase de grupos da Eurocopa?

Veja aqui

Reportagem

Leonardo Catto