Foto: Cesar Greco / Fotoarena

Futebol

Você sabia que a expressão ‘terminar em pizza’ tem a ver com o Palmeiras?

Termo popular surgiu na década de 1960 após discussão em reunião de dirigentes do antigo Palestra Itália

Foto: Alex Silva/Estadão

Origem

A expressão ‘terminar em pizza’ tem uma origem mais inusitada do que você imagina. O termo, usado quando uma situação ou problema termina sem conclusão ou solução, foi criado pelo jornalista Milton Peruzzi após uma reunião de dirigentes do Palmeiras, antigo Palestra Itália.

Foto: Rafael Facundo | Baco Pizzaria

Discussão sem fim

Na época, os conselheiros passaram mais de 14 horas discutindo soluções para uma crise do clube. O imbróglio terminou sem desfecho, mas com muita pizza na mesa. Peruzzi, que acompanhava o encontro, escreveu uma matéria com o título “Crise do Palmeiras termina em pizza”.

Foto: Reprodução

Na boca do brasileiro

A matéria publicada na Gazeta Esportiva narrava as discussões acaloradas entre os integrantes do conselho, que só não chegaram às vias de fato por conta ‘turma do deixa disso’. O texto ganhou fama e a expressão ficou presente no dia a dia do brasileiro.

Foto: PROTASIO NENE / AE

Pizza para Collor

Décadas depois, a expressão voltou a ser utilizada durante o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992. Muitas pessoas não entendiam a expressão derivada do inglês, então falavam que o caso termina “em pizza” ao invés de “em impeachment”.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Veja mais sobre o Campeonato Brasileiro

Leia mais

Foto: Nilton Fukuda/AE

Vinícius Harfush

Produção e Reportagem