Foto: FÁBIO M. SALLES
‘Estadão’ elege as camisas mais bonitas já usadas pelo Brasil em campeonatos oficiais; veja
Foto: Fernando Pilatos/Divulgação
Usada pela seleção masculina na Copa América e pela feminina na Copa do Mundo, a camisa de 2011 era amarela e continha um retângulo verde na parte da frente, junto com o número do jogador.
Foto: Nilton Fukuda/Museu do Futebol
Usada na final da Copa do Mundo de 1970, quando o Brasil se tornou pentacampeão, a camisa é colorida com o amarelo clássico da seleção e possui as bordas da gola e da manga verdes. O escudo ainda é o antigo da CBF, sem qualquer estrela.
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
A clássica camisa azul usada na final da Copa de 1958, no bicampeonato do Brasil, foi inspirada no manto da santa padroeira do País, Nossa Senhora Aparecida, e foi feita na véspera da decisão como uma forma de evitar o uso da camisa branca, que ficou marcada após a derrota no Maracanã, em 1950
Foto: Divulgação/Nike
Utilizada em toda a Copa de 2022, a camisa possui em relevo manchas que se assemelham a de uma onça-pintada. Além disso, o detalhe do botão, na gola da peça, forma uma pequena bandeira do Brasil.
Foto: FÁBIO M. SALLES / ESTADAO CONTEUDO
A mais bonita camisa da seleção, a de 1998, ficou marcada e imediatamente remete o torcedor a Ronaldo Fenômeno e sua atuação no torneio. A peça faz tanto sucesso que a Nike a relançou recentemente.
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Quer saber mais sobre futebol?
Ingrid Gonzaga