Foto: Paulo Pinto/AE

Futebol

Qual time está há mais tempo sem vencer o Brasileirão? Veja lista de jejuns

Ao conquista o título em 2024, Botafogo encerrou fila de 29 anos sem o troféu nacional; confira quem há mais tempo não vence a competição

Botafogo é campeão do Brasileirão ao vencer o São Paulo, lava a alma e iguala o Flamengo de Jesus

Foto: Site Oficial / Cruzeiro

Cruzeiro - 10 anos

O clube mineiro é o primeiro na lista com dois dígitos na lista de espera pelo tão sonhado título Brasileiro. O tetracampeão não vence desde 2014, quando levantou o troféu pelo segundo ano consecutivo.

Foto: Tasso Marcelo/AE

Fluminense - 12 anos

O tricolor carioca se sagrou campeão brasileiro pela última vez em 2012, quando conquistou o quarto título de sua história. A equipe contava com craques, como Conca, Deco, Fred e Rafael Sóbis.

Foto: Dida Sampaio/AE

São Paulo - 16 anos

O tricolor paulista conquistou seu último Brasileirão em 2008. À época, foi o terceiro título em sequência da equipe paulista na competição. O Tri veio sob a batuta do técnico Muricy Ramalho, e a liderança do ídolo Rogério Ceni.

Foto: Ernesto Rodrigues/AE

Santos - 20 anos

Depois de lavar a alma com o título em 2002, o Santos voltou a celebrar o Brasileirão dois anos depois. Embalado pelas grandes atuações de Robinho, o time da Baixada superou a concorrência do Athletico-PR e ficou com o troféu.

Foto: Celsio Junior/ Estadão

Athletico-PR - 23 anos

O time de Curitiba conquistou seu primeiro Brasileirão em 2001. A equipe rubro-negra comandada por Geninho superou a sensação São Caetano na final. Rebaixados, os paranaenses jogam a Série B em 2025.

Foto: Milton Michida/Estadão

Vasco - 24 anos

Com grandes jogadores, como Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Euller e Romário, o time cruzmaltino bateu o São Caetano e ficou com a Copa João Havelange, torneio disputado em 2000 que serviu como o Brasileirão.

Foto: Reprodução/ gremio.net

Grêmio - 28 anos

Em 1996, o Grêmio superou a Portuguesa para conquistar o seu segundo título do Campeonato Brasileiro. Comandada por Luiz Felipe Scolari, a equipe gremista contava com jogadores icônicos, como o atacante Paulo Nunes e o goleiro Danrlei.

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia

Bahia - 36 anos

“Quem não amou a elegância sutil de Bobô?”. Imortalizado na letra de Caetano Veloso, o artilheiro foi o principal nome da última conquista do tricolor baiano no Campeonato Brasileiro, em 1988.

Foto: Site Oficial / Sport Recife

Sport - 37 anos

O time pernambucano conquistou sua primeira taça em 1987, quando conquistou o Módulo Amarelo do torneio. Naquele mesmo ano, o Flamengo venceu o Módulo Verde, mas se recusou a fazer o quadrangular em meio à desentendimentos do clube dos 13 com a CBF. A entidade A Justiça ratificou o título em 1994. Posteriormente, em 2011, por meio de uma resolução, a CBF declarou os dois times vencedores.

Foto: Carlos Chicarino/ Estadão

Coritiba - 39 anos

Em 1985, o Coritiba levou a melhor nos pênaltis diante do Bangu e conquistou o Campeonato Brasileiro em pleno Maracanã. O goleiro Rafael, de cabelos longos e bigode inconfundíveis, foi o destaque da conquista.

Foto: Edu Andrade/ Agência Estado

Internacional - 45 anos

O time colorado foi campeão do Campeonato Brasileiro pela última vez em 1979, quando conquistou o terceiro título de sua história na competição. Com destaque para o ídolo Falcão, a equipe faturou o troféu de maneira invicta, com 16 vitórias e 7 empates.

Foto: Arquivo/ Estadão

Guarani - 46 anos

Atualmente na Série C do Campeonato Brasileiro, a equipe bugrina se sagrou campeã da primeira divisão em 1978, em time comandado por Careca e Zenon.

Foto: Pedro Kirilos

Quer ver mais listas sobre futebol?

Clique aqui e confira