Foto: Ari Vicentini/Estadão
Saiba como o Estadão relatou a disputa do Campeonato Paulista de 1990 que teve conclusão negativa para o time tricolor.
Foto: Ari Vicentini/Estadão
Com a presença de 24 equipes no certame, o Estadual daquele ano foi dividido em dois grupos que representavam como a elite (Grupo 1) e a divisão secundária (Grupo 2). O São Paulo disputou a elite e terminou no 8ª lugar, sendo relegado à repescagem.
Foto: Ari Vicentini/Estadão
Na disputa da repescagem naquela mesma edição de campeonato, o São Paulo decepcionou, ficou em segundo lugar da sua chave e acabou desclassificado.
Foto: Ari Vicentini/Estadão
“Com a desclassificação, o São Paulo terá de disputar o ‘Grupo B’ do campeonato de 1991, com os times que não se classificaram para a quarta fase este ano”, descreveu o Estadão em 21 de junho de 1990, sem fazer menção a um eventual rebaixamento.
Foto: Marcos Fernandes/Estadão
No ano seguinte, o Paulistão foi disputado no segundo semestre. No primeiro, o São Paulo havia sido campeão brasileiro. Antes da estreia, diante do Olímpia, o Estadão afirmou que o time tricolor seria “a maior atração da série secundária”.
Foto: Marcos Fernandes/Estadão
Líder da “série secundária”, o São Paulo foi promovido para a disputa da fase final do Paulistão de 1991. Novamente, ficou em 1º na sua chave (que tinha Palmeiras, Guarani e Botafogo) e avançou para a final, em que superou o Corinthians, com uma vitória, por 3 a 0, e um empate sem gols.
Foto: Acervo/Estadão
Quer saber mais sobre o São Paulo?
Foto: Acervo/Estadão
Marcos Antomil