Foto: Divulgação/ Disney+

Tênis

Ranking: os maiores tenistas da história do Brasil

Um dos esportes com mais fãs no País, o tênis conquista amantes a cada dia. Às vésperas do Rio Open, o Estadão relembra os principais atletas que marcaram época nas quadras brasileiras.

Saiba mais sobre tênis

Foto: Joao Caldas/ Divulgação

5. Luiz Mattar

Luiz é o segundo tenista brasileiro com mais títulos de ATP, com sete simples e cinco em duplas. Em 1989, chegou à 29ª posição no ranking da ATP – o melhor da carreira. Hoje, é presidente da Tivit, empresa de tecnologia.

Foto: Léo Ramos/Sextante

4. Fernando Meligeni

‘Fininho’, como ficou conhecido, nasceu na Argentina, mas se naturalizou brasileiro. Conquistou três títulos em simples, além do quarto lugar na Olimpíada de Atlanta-1996. O auge no ranking mundial foi um 25º lugar em 1999.

Foto: LUCIANA

3. Thomaz Koch

Foi o primeiro brasileiro a conquistar um título de Grand Slam, com Roland Garros, em 1975, ao lado da uruguaia Fiorella Bonicelli. Koch também foi o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial da Era Fechada, na a 12ª posição antes do índice da ATP ter sido criado.

Foto: Amanda Perobelli/ Estadão

2. Thomaz Bellucci

Vice-líder na lista, chegou ao 21º lugar do ranking da ATP. Conquistou quatro títulos na modalidade simples ao longo da carreira: Gstaad (2009 e 2012), Santiago (2010) e Genebra (2015). Ao todo, soma 200 vitórias em 416 partidas disputadas.

Foto: WILSON PEDROSA/AE

1. Guga

O maior da história do tênis brasileiro é também o único homem a chegar ao número 1 do mundo – conquistou a liderança em 2000. Tricampeão de Roland Garros, acumulou 358 vitórias, 195 derrotas e 20 títulos na categoria simples. Em 2012, entrou para o Hall da Fama do Tênis.

Foto: Peter Staples/Peter Staples/ATP Tour

Quais as melhores tenistas do Brasil na atualidade? Veja ranking

Leia mais

Produção

Murillo César Alves