Foto: ARQUIVO ESTADAO CONTEUDO

Velocidade

As polêmicas de Ayrton Senna na Fórmula 1

Mesmo após sua morte, as histórias do período em que o piloto brasileiro competiu na Fórmula 1 estão no imaginário do fã de automobilismo. Mas não só boa histórias viveu o piloto: o Estadão mostra a seguir algumas polêmicas do tricampeão.

Leia mais sobre Fórmula 1

Foto: ARQUIVO

Veto a piloto inglês

Na Lotus, Senna já tinha um grande status como piloto. Mandando e desmandando na equipe. Em 1986, a escuderia havia acertado a contratação de Derek Warwick; entretanto, o brasileiro “vetou”, afirmando que não havia como manter dois carros competitivos.

Foto: LUIZ PRADO

Rei de Mônaco

Ao todo, Senna conquistou cinco pole positions no GP de Mônaco, o seu favorito na Fórmula 1. A primeira, no entanto, veio de uma maneira diferente: após alcançar a melhor volta, foi orientado a pôr pneus velhos e retornar às pistas, impedindo seus adversários de ultrapassá-lo.

Foto: ARQUIVO ESTADAO CONTEUDO

Novo veto

Sete anos após vetar Warwick, Senna sofreu nas mãos de seu rival Prost. Após assinar com a Williams, o piloto colocou uma cláusula que impedia a equipe de contratar o brasileiro.

Foto: MAURILO CLARETO

Acidentes com Prost

Ao longo de seus anos na fórmula 1, tanto Senna quanto Prost passaram do limite legal nas pistas da Fórmula 1. O francês já fechou o brasileiro para garantir o título no GP do Japão, enquanto Senna acertou o rival conquistar seu bicampeonato.

Foto: Arquivo/AE

Ayrton Senna x Nelson Piquet: as polêmicas entre os brasileiros da F1

Leia mais

Foto: ALEX SILVA/ESTADAO

Produção

Murillo César Alves