Foto: Tiago Queiroz/Estadão

RECORDISTA DO PRINCIPADO

Fórmula 1: como Ayrton Senna virou o Rei de Mônaco

Tricampeão mundial fez história nas ruas do Principado e se tornou o maior vencedor da prova; relembre as seis vezes em que o brasileiro subiu no lugar mais alto do pódio.

Foto: Arquivo/AE

O começo

O início da história de Senna em Mônaco foi com um segundo lugar polêmico. Em 1984, sob chuva com a Toleman, o brasileiro viu a prova ser interrompida com 31 voltas e muito próximo de Alain Prost.

Foto: Célio Jr/Estadão

1987

Já na Lotus, Senna conquistou a primeira vitória sua e do Brasil no Principado. Largando em segundo, o brasileiro ganhou a prova. Nelson Piquet formou uma dobradinha.

Foto: Monica Zarattini/MONICA ZARATTINI

1989

Uma nova vitória em Mônaco só veio depois da conquista do primeiro título mundial. Na McLaren, Senna largou na pole e sobrou na corrida. O brasileiro terminou a prova com quase um minuto de vantagem para Prost.

Foto: Edu Garcia/EDU GARCIA

1990

No ano seguinte, Senna voltou a levar a melhor em Mônaco. Dessa vez, as voltas finais foram mais preocupantes. Jean Alesi se aproximou, mas a vitória ficou com o brasileiro, de ponta a ponta.

Foto: Arquivo/AE

1991

A terceira vitória seguida em Mônaco foi fundamental para Senna levar mais um título ao fim daquele ano. O brasileiro largou na pole e venceu com mais de 18 segundos de vantagem para Nigel Mansell.

Foto: Sergio Castro/AE

1992

Em 1992, Senna não foi pole, mas ganhou do mesmo jeito. Novamente, o brasileiro deixou Mansell para trás, mas teve muita dificuldade para segurar o britânico e faturar a quarta vitória consecutiva em Mônaco.

Foto: Maurilo Clareto/AE

1993

A última vitória de Senna em Mônaco aconteceu quando já não tinha o melhor carro. Ele partiu da 3ª colocação, atrás de Prost e Michael Schumacher, após sofrer um forte acidente no treino. Na corrida, o brasileiro contou com uma punição ao francês e o abandono do alemão para faturar o primeiro lugar.

Foto: undefined / undefined

Homenagens

Senna será homenageado ao longo do fim de semana do GP de Mônaco. A McLaren usará uma pintura nas cores do capacete do brasileiro, que também serviu de modelo para os pilotos da escuderia, Lando Norris e Oscar Piastri.

Foto: Luiz Prado/AE

Quer saber mais sobre Ayrton Senna?

Clique aqui

Foto: Edu Garcia/AE

Produção

Marcos Antomil

Veja mais web stories