Foto: ARQUIVO AE
Um dos três campeões mundiais de F1 do País, piloto abriu portas para brasileiros no automobilismo
Foto: ARQUIVO
Fittipaldi é um dos poucos pilotos que conseguiu ganhar um Grande Prêmio logo em sua temporada de estreia. Em 1970, pela Lotus, o brasileiro venceu o GP dos Estados Unidos.
Foto: Arquivo/AE
Emerson Fittipaldi também foi o primeiro automobilista do País a conquistar o Mundial de Pilotos. Em 1972, ainda pela Lotus, o atleta venceu a temporada depois de ficar em sexto lugar no ano anterior.
Foto: EQUIPE AE
Ele também foi o primeiro brasileiro a ser bicampeão mundial de F1, em 1974. À época, poucos pilotos possuíam esse feito. Apenas Juan Manuel Fangio, Alberto Ascari, Jack Brabham, Jim Clark, Graham Hill e Jackie Stewart tinham mais de um título mundial.
Foto: Arquivo/AE
Apenas quatro pilotos conseguiram, além de ser campeões de F1, vencer a Fórmula Indy. São eles Mario Andretti, Nigel Mansell, Jacques Villeneuve e Emerson Fittipaldi, que levou a Indy em 1989.
Foto: Arquivo/AE
Fittipaldi é também bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis (ou Indy 500). Realizada em Indiana, nos Estados Unidos, essa é a prova mais tradicional da Fórmula Indy e uma das mais importantes corridas do automobilismo.
Foto: ARQUIVO AE
Quer saber mais sobre Fórmula 1?
Ingrid Gonzaga