Foto: luchschenF/Ado
Celulares e smartTVs são eletrônicos mais afetados em quedas de energia. Tenha cuidado ao religar os aparelhos: é nesse momento que a maior parte deles é danificada
Foto: Luisma Tapia Bolivar/Adobe Stock
Nada pior do que ficar no escuro por conta de um apagão e mais tarde descobrir que sua televisão ou celular foram danificados. Em cidades com muitos picos de energia, essa preocupação é redobrada principalmente quando um temporal se aproxima.
Foto: Adobe Stock
É improvável que alguém preveja um apagão, mas é possível ver seus indícios. Ventanias e chuvas mais fortes provocam quedas de árvores e danificam fios elétricos. Nesse caso, o prudente é tirar alguns dispositivos eletrônicos da tomada.
Foto: Alexey Stiop/Adobe Stock
A melhor coisa a se fazer é investir em um carregador original. Manter o sistema operacional atualizado é outra forma de evitar prejuízos - algumas atualizações adicionam camadas de proteção para eventuais interrupções de energia. E, claro, vale a máxima de não deixar o celular na tomada durante tempestades.
Foto: Jon Anders Wiken/ Adobe Stock
Televisões são muito sensíveis na hora do religamento. Esse é o momento em que a energia chega de maneira mais intensa na tomada e estressa os componentes. Se a luz cair, tire os eletrônicos da tomada e só retorne se tiver absoluta certeza de que há estabilidade elétrica.
Foto: Felipe Rau/Estadão
É importante identificar os aparelhos mais sensíveis a variações de energia. SmartTVs e assistentes virtuais tipo caixinhas conectadas, como a Alexa, têm sistema de Stand By (espera) que os faz estar sempre alerta. Ou seja: eles funcionam mesmo quando não estão, de fato, em uso.
Foto: Adobe Stock
Todos os videogames modernos estão conectados à internet e fazem downloads mesmo quando desligados. Então, quando perceber que um temporal se aproxima, vale tirar esses aparelhos da tomada e seguir os mesmos passos de proteção que as smartTVs e os assistentes virtuais pedem.
Foto: Adobe Stock
Instalar um filtro de linha com fusível de proteção é uma boa e barata alternativa. Mas procure por indicações que possam suportar a carga que o circuito da sua casa exige para funcionar.
Foto: Adobe Stock
Precisando de um hobby para relaxar? A IA pode te ajudar a encontrar um; veja como
João Pedro Adania