Foto: deagreez/Adobe Stock
Está difícil saber qual ferramenta usar para cada atividade? Listamos os modelos de IA mais avançados lançados desde 2024, com detalhes de como usá-los e o que eles fazem de melhor
Foto: Adobe Stock
Há literalmente mais de um milhão de modelos de IA por aí: HuggingFace, uma empresa e uma plataforma de desenvolvimento de IA, por exemplo, hospeda mais de 1,4 milhões. Para testá-los, a indústria usa benchmarks que medem o quanto esses modelos foram melhorados.
Foto: Adobe Stock
Esse é o modelo mais recente da OpenAI voltado para lógica e raciocínio, especialmente em áreas como matemática, ciência e programação. Ele não é o mais avançado da empresa, mas, por ser menor, tem um custo mais baixo. Está disponível de graça, mas se você precisa de mais recursos existe a opção de pagar por uma assinatura.
Foto: Gabby Jones/Gabby Jones
Esse assistente de IA foi desenvolvido pela startup francesa Mistral AI. Lançado em novembro de 2024, o Le Chat foi projetado para gerar respostas rápidas e precisas, a fim de auxiliar os usuários a escrever textos ou até programar e acessar a informações em tempo real. Uma característica notável é sua capacidade de processamento até mil palavras por segundo.
Foto: OpenAI/Reprodução
O Operator é uma ferramenta desenvolvida para navegar na internet por conta própria, capaz de fazer compras no supermercado ou reservar uma mesa no restaurante. Feito como um agente movido à IA, essa plataforma é sustentada pelo modelo chamado Computer Using Agent (CUA) construído em cima do GPT-4o.
Foto: Google/Google
O modelo principal do Google Gemini se destaca na codificação e na compreensão de conhecimento geral. Ele também tem uma janela de contexto de 2 milhões de tokens, o que ajuda o usuário que precisa processar textos longos. Requer (no mínimo) uma assinatura Google One AI Premium de US$ 19,99 (R$113,88) por mês.
Foto: Andy Wong/AP
O R1 da DeepSeek tem um bom desempenho em codificação e matemática, enquanto sua natureza de código aberto significa que qualquer um pode executá-lo localmente. Além disso, é gratuito e pode ser executado localmente, o que facilita no uso empresarial.
Foto: Adobe Stock
Esta é a versão mais recente e aprimorada dos modelos de IA Llama, desenvolvidos pela Meta de código aberto. A empresa destaca este modelo como o mais econômico e eficiente até o momento, especialmente para tarefas de matemática, conhecimento geral e execução de instruções. Além disso, é gratuita.
Foto: Greg Baker/AFP
Esse modelo chinês foi treinado com o dobro de tokens – ou unidades básicas de texto – do que o ChatGPT 4o. Isso significa mais detalhes nas informações obtidas por ele, além de ter padrões e soluções mais sofisticados.
Foto: Gabby Jones/Gabby Jones
A xAI, de Elon Musk, lançou esse modelo com a promessa de ser “o mais inteligente do mundo”. Usuários gratuitos podem fazer 10 perguntas a cada duas horas, enquanto assinantes dos planos Premium e Premium+ do X têm limites maiores.
Foto: DENYS PRYKHODOV
Instagram testa opção de ‘dislike’ para comentários no aplicativo
João Pedro Adania