Foto: Melanie Lemahieu/Adobe Stock

Radar

4 regiões com variedades de vinho que merecem ser exploradas

Saiba quais lugares fora da rota tradicional podem oferecer boas variedades da bebida

Foto: Felipe Rau|Estadão

Importância do local

O local de produção de um vinho é um aspecto que, em boa parte das vezes, assegura a qualidade da bebida, visto que lugares como Toscana, na Itália, Borgonha e Bordeaux, na França, por exemplo, são sinônimos de bons vinhos, tornando-se rotas clássicas.

Foto: Hélvio Romero/Estadão

Fora do eixo

Há, no entanto, uma série de vinhos produzidos fora desse eixo tradicional que apresentam personalidades que merecem ser exploradas e apreciadas, cujos preços são menores em relação aos mais famosos do mercado. E não, não são vinhos que beiram o exotismo, mas apresentam alto nível de qualidade.

Foto: Ricardo Barp/Estadão

Mudanças climáticas

As mudanças climáticas constantes que ainda prometem se intensificar também afetam o cultivo das uvas para vinho, por isso especialistas indicam conhecer produtos de variedades nativas da matéria-prima, que são teoricamente melhores adaptadas às condições de temperatura.

Foto: Nilton Fukuda|Estadão

Zonas mediterrâneas

Nesse sentido, áreas que oferecem rótulos em potencial encontram-se em zonas mediterrâneas, como Portugal, Argentina, Chile e Sicília, por exemplo, com destaque para os tipos nerello mascalese e carricante.

Saiba mais

Produção

Rafaela Beatriz - Radar

Veja mais Web Stories