Foto: Konstantin Yuganov - stock.adobe/Adobe stock

Paladar

Típico da culinária caipira

Originário do Vale do Paraíba, a chef Mara Salles ensina como fazer uma receita simples e rápida de bolinho caipira frito recheado com carne moída.

Foto: M. Makela - stock.adobe.com/Adobe st

Ingredientes para a massa

500 g de farinha de milho flocada, 100 g de farinha de mandioca bem gomada (fina e com bastante amido), 1 colher (sobremesa) de manteiga e 650 ml de água fervendo.

Foto: somegirl - stock.adobe.com/Adobe stock

Ingredientes para o recheio

Músculo moído, tomate, cebola, azeitonas verdes, cebolinha, colher de sal, molho de pimenta dedo de moça, pimenta do reino moída, vinagre tinto, alho, óleo, farinha de trigo diluída em 2 terços de xícara de água.

Quantidades aqui

Foto: Sunny Forest - stock.adobe.com/Adobe stock

1° Passo

Misture a farinha de milho, a farinha de mandioca, a manteiga e o sal. Introduza aos poucos a água fervendo, mexendo sem parar com uma colher de pau.

Foto: BublikHaus - stock.adobe.com/Adobe st

2° Passo

Depois que os ingredientes estiverem incorporados, sove a massa delicadamente. Em seguida, deixe a massa descansar por meia hora embrulhada em papel filme em temperatura ambiente.

Foto: Printemps - stock.adobe.com/Adobe st

3° Passo

Tempere a carne moída com sal, pimenta-do-reino, pimenta dedo-de-moça, vinagre e o alho. Incorpore a mistura com as mãos.

Foto: Pixel-Shot - stock.adobe.com/Adobe st

4° Passo

Aqueça o óleo em uma panela. Junte a carne e refogue. Antes que o líquido liberado por ela seque completamente, junte o tomate e a cebola. Refogue mais uns l5 minutos. Junte a cebolinha e a azeitona.

Foto: helen111 - stock.adobe.com/Adobe st

5° Passo

Acrescente a farinha diluída em água e cozinhe por mais 5 minutos. Depois, modele os bolinhos em forma de risoles e recheie com um pouco do recheio, fechando bem. Em seguida, frite em óleo quente por imersão (não precisa empanar).

Receita completa

Foto: homydesign - stock.adobe.com/Adobe stock

Onde comer o melhor bolinho de bacalhau?

Confira os melhores restaurantes e bares para comer um delicioso bolinho de bacalhau. Convidamos alguns chefs para indicar seus lugares preferidos e o que não pode faltar em um bom bolinho

Clique aqui

Produção

Gabriel Salim