Foto: FELIPE RAU

Paladar

Conheça os melhores azeites do mundo em 2024

Confira também as versões que valem a pena comprar no mercado segundo a opinião de especialistas em testes promovidos pelo Paladar

Foto: Divulgação/ Governo de Minas Gerais

Concurso mundial

O NYIOOC World Olive Oil Competition divulgou a lista de 2024 com os melhores azeites de oliva extra virgem, abrangendo opções produzidas em todo o mundo.

Foto: Hélvio Romero/Estadão

Seleção completa

A lista inclui versões delicadas, robustas, frutadas e variedades diversas. Apenas três opções alcançaram o pódio da classificação:

Foto: Hélvio Romero/Estadão

3º lugar: Mérula

Produzido por Marqués de Valdueza em Estremadura, na Espanha, este azeite harmoniza o doce e o picante no paladar, combinado com toques de amêndoas verde, tomates maduros e aromas intensos de azeitonas verdes.

Foto: Freesia/Adobe Stock

2º lugar: Finca Los Remedios Coupage Sikitita & Koroneiki

O segundo colocado é um azeite orgânico que destaca sabores frutados, doces e com nuances de amargor, tornando o conjunto equilibrado. Essas características são resultados da produção por Agrogarmo Inversiones em Castilla-La Mancha (Espanha).

Foto: ESTADÃO CONTEÚDO / ESTADÃO CONTEÚDO

1º lugar: San Giuliano L’Originale

Fabricado por Domenico Manca SPA na Sardenha (Itália), este azeite tem uma cor amarelo-dourada clara e é considerado delicado e bem equilibrado em seus sabores, exalando um aroma frutado de azeitonas maduras, baunilha e amêndoa.

Matéria completa

Foto: Andrey Gonchar

NYIOOC World Olive Oil Competition

A competição mundial reúne anualmente os melhores azeites de oliva tendo como base principal a qualidade. Os produtores dos azeites precisam apresentar em cada etapa da produção atenção, habilidade e determinação para que seus produtos sejam premiados.

Foto: FELIPE RAU

Veja também

O Paladar testou 6 das principais marcas de azeite nacional à venda nos supermercados. Especialistas avaliaram a qualidade de cada um dos produtos, levando em consideração frescor, picância, aroma e nível de amargor entre os principais critérios.

Teste completo

Foto: Tiago Queiroz

Melhor azeite extra virgem do mercado

20 marcas de azeite extra virgem dos mercados foram selecionadas para um teste do Paladar realizado com especialistas. A Las Doscientas conquistou o primeiro lugar, na sequência de outras duas opções: O.live & Co (2º) Cocinero (3º).

Teste completo

Produção

Juliane Moreti - Radar

Veja mais Web Stories