Foto: LEO MARTINS

Paladar

Qual a diferença entre linguiça toscana e calabresa?

A linguiça é um dos embutidos mais populares do mundo e pode fazer parte das mais diferentes refeições

Foto: Marcio Tibilletti - stock.adobe.com/Adobe stock

Tipos diferentes

Além da popularidade, esse embutido é encontrado em diferentes versões. Cada uma apropriada para determinada receita ou preparo. E entre as mais consumidas estão a calabresa e a toscana.

Foto: barkstudio - stock.adobe.com/Adobe stock

Linguiça toscana

Mas qual é a diferença entre esses dois tipos de linguiça? A linguiça toscana é a mais utilizada em churrascos e, normalmente, é feita a partir de um mix de carnes e gordura suína.

Foto: ALEX SILVA/ESTADAO

Linguiça calabresa

Já a calabresa, por outro lado, conta com um aspecto e aparência diferente. Ela pode ou não ser defumada e passar pelo processo de estufagem para ser desidratada ou cozida.

Leia mais

Foto: Werther Santana | Estadão

Mais linguiças

Ainda existem uma série de linguiças diferentes, com aparência, sabor e aroma distintos. Conheça as principais características desses embutidos.

Confira aqui

Foto: LEO MARTINS

Qual a melhor linguiça toscana para o churrasco?

Para quem está pensando em fazer um churrasco, a linguiça toscana é a mais indicada. Em busca de ajudar os consumidores, o Paladar testou as marcas mais encontradas nos supermercados.

Veja o resultado

Foto: ALEX SILVA/ESTADAO

Qual a melhor linguiça calabresa para pizza?

A convite de Paladar, especialistas avaliaram marcas de linguiça calabresa encontras nas principais redes de supermercado. O teste feito às cegas elegeu as melhores opções de linguiça calabresa do mercado. Se você, como a maioria dos brasileiros é fã de pizza calabresa ou curte a iguaria em outros pratos, vale a pena conferir o ranking completo no link.

Veja o resultado

Foto: LEO MARTINS

Manual do churrasco perfeito

Preparar um churrasco pode ser simples para churrasqueiros experientes, mas para quem não está acostumado, pode ser um pouco complicado. Por isso, o Paladar preparou um guia que ensina como assar carnes, montar churrasqueira, mexer com o fogo de forma segura, entre outras coisas.

Confira aqui

Foto: Estadão

Paladar Testou

O Paladar faz uma série de testes às cegas com diversos produtos encontrados nos supermercados e com a ajuda de especialistas define um ranking com as melhores escolhas.

Saiba mais

Produção

Beatriz Castro - Radar

Veja mais webstories