Foto: ALEX SILVA
Descubra o estilo da cerveja preferida dos brasileiros
Foto: Rudolf Stricker/Wikimedia Commons
Pilsen, pilsner, pilsener ou pils? Tanto faz! Originalmente, pilsen significa “de Pilsen”. Remete à bebida que começou a ser produzida na cidadezinha homônima, na região da Boêmia, na República Tcheca, a partir de 1842. Uma cerveja que revolucionou o que era feito por ali desde a Idade Média.
Foto: Kham/Reuters
Trata-se de uma cerveja clara, dourada, com muitas borbulhas e espuma, sensível amargor e alta drinkability. Além de facilmente bebível, uma pilsen deveria ser feita com bom malte e bom lúpulo, cuja flor deveria perfumar e acrescentar notas amargas.
Foto: ALEX SILVA
Sentir mel, frutas ou outros aromar que remetem a dulçor numa cerveja dessas é sinal de defeito. Assim como a falta de limpidez e de bolhas.
Foto: ALEX SILVA
Assim como todo bourbon é uísque mas nem todo uísque é bourbon, toda pilsen é lager, mas nem toda lager é pilsen. Cerveja mais comum do mundo, a lager é altamente carbonatada e tem sabor de lúpulo. O teor alcoólico pode variar de uns 4% a até 13%, o amargor não chega a ser intenso e, por não ser das mais encorpadas, é associada à refrescância.
Foto: ALEX SILVA
Para conhecer outras informações sobre pilsen, assim como as melhores versões feitas no Brasil, veja o resultado do teste em que jurados especialistas avaliaram às cegas 17 marcas de cervejas para eleger as 3 melhores.
Foto: Rido/Adobe Stock
A cerveja é um símbolo nacional no Brasil, presente em celebrações, encontros com amigos e churrascos. Rodrigo Nogueira, cervejeiro e sócio da Croma Beer, explica as diferentes variedades e como são classificadas. Saiba mais no link abaixo.
Foto: JustLife/ Adob Stock
Fernanda Ueno da Japas Cervejaria dá dicas de como aproveitar a cerveja, desde a degustação até a harmonização
Fernanda Meneguetti