Foto: Nahhan/Adobe Stock

Paladar

Saiba onde encontrar ora-pro-nóbis, PANC que é aliada da saúde

Apesar da crescente popularidade, ainda não é nada fácil encontrar ora-pro-nóbis em feiras e supermercados.

Foto: cabuscaa / Adobe Stock

Ora-pro-nóbis é boa para que?

Nativa da América, no Brasil, cresce em todas as regiões, mas principalmente no estado de Minas Gerais. A planta é muito benéfica para a saúde devido às suas vitaminas, fibras e minerais, além de ter efeitos antioxidantes, laxantes e hipoglicemiantes, sendo uma ótima opção para cardápios saudáveis.

Leia mais

Foto: Adobe Stock

Fácil de plantar

Por ser difícil de achar, se der a sorte de conseguir uma muda basta plantar em um vaso grande ou em uma varanda. Sem muitas exigências, a PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) se adapta facilmente em solos e climas diferentes.

Foto: Adobe Stock

Atenção à poda

Tenha atenção com a poda, pois isso garante folhas novas, macias e saborosas. Outro cuidado é o de não encharcar, já que se trata de uma espécie da família dos cactos. Regar duas vezes por semana é o suficiente, conforme mostra a matéria de Regina Célia Pereira, na editoria de Saúde, do Estadão.

Saiba mais

Foto: Adobe Stock

Receitas com ora-pro-nóbis

Com esses cuidados, o alimento vai estar sempre por perto e pronto para compor diferentes cardápios. Confira, a seguir, sugestões de receitas fáceis e simples com a PANC:

Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

Angu com creme de ora-pro-nóbis

Feito à base de fubá e água, o angu é um típico prato brasileiro, semelhante à italiana polenta, e nessa versão elaborada por Salvatore Loi acompanha um saboroso creme de ora-pro-nóbis.

Veja a receita

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Bolo de abóbora com ora-pro-nóbis

A planta pode adicionar ainda mais cor e sabor à massa que leva abóbora madura, mandioca, queijo meia cura e outros ingredientes, resultando em uma receita leve e ideal para cafés da manhã e da tarde.

Veja a receita

Foto: Roberto Seba|Estadão

Porquinho prensado

Na hora de preparar pratos como barriga de porco, a ora pro-nóbis pode ser a escolha ideal para finalizar, pois combina muito com o sabor da carne.

Veja a receita

Produção

Beatriz Castro - Radar

Veja mais webstories