Foto: M.Studio/ Adobe Stoc

Radar

Quais são os vinhos ideais para fondue?

Descubra quais tipos complementam a experiência desse prato altamente cremoso

Foto: M.studio/AdobeStock

Receita suíça

O fondue é um prato criado na Suíça, originalmente feito com quejos emmental e gruyère, ideal para dias frios por ser cremoso, untuoso e servido quente. Sua composição permite ótimas harmonizações com vinho, e especialistas indicam as versões ideais da bebida para isso.

Foto: Alex Silva/Estadão

Vinho para preparar

Na hora de preparar o creme, o vinho entra na versão branca junto com Kirsch, que é um licor de cereja, para acentuar o sabor dos queijos e conferir mais ou menos consistência no resultado final.

Foto: FOTO FERNANDO SCIARRA/ESTADAO

Vinho para harmonizar

Além da composição, o vinho é muito bem-vindo como acompanhamento, e o tipo certo pode tornar a experiência do fondue ainda melhor e mais saborosa. A especialista em vinhos Suzana Barelli indica vinhos brancos e preferencialmente envelhecidos para fondues de queijo.

Foto: Fernando Sciarra/Estadão

Brancos para o frio?

Embora vinhos brancos estejam mais associados à leveza que os dias quentes exigem, também é possível harmonizá-los em climas invernais ou outonais, aumentanto a possibilidade de combinações. Confira indicações de rótulos específicos para fondue no link abaixo.

Saiba mais

Foto: Taba Bendicto/Adobe Stock

O melhor fondue

O Paladar reuniu uma equipe de especialistas para testar amostras de 11 das principais marcas de fondue de queijo pre-pronto disponíveis no mercado. Confira o resultado na matéria disponível no link abaixo.

Saiba mais

Foto: Redação

Paladar Testou

A série Paladar Testou tem a proposta de avaliar a qualidade dos produtos que fazem parte da alimentação da maioria dos brasileiros. Veja o resultado de outras edições de teste no link abaixo.

Saiba mais

Produção

Rafaela Beatriz - Radar

Veja mais Web Stories