Foto: Fred Sabbag

Paladar

Quem é Miguel Zuccardi, produtor de azeite mais premiado da Argentina?

Caçula de três irmãos, Miguel Zuccardi, teve a ideia de produzir o próprio azeite ainda jovem e usou as terras da família para começar o negócio.

Foto: FELIPE RAU

Premiações

O investimento deu certo e nos últimos meses foi destaque em muitas premiações, como o prestigiado guia italiano Flos Olei, que premiou o azeite Selección de Finca Arauco 2023 com 99 pontos, único exemplar americano a ter pontuação tão alta.

Foto: Thiago Cruz

Melhor sistema de extração de azeite

Já o The Best of the Guide, principal guia internacional, incluiu a viticultora Zuccardi pela terceira vez e atribuiu à empresa o Melhor Sistema de Extração de Azeite Extravirgem graças ao sistema de separação a vácuo desenvolvido por Miguel.

Foto: AOE

Prêmio Olio Nuovo Days Ethical Award

A sustentabilidade, a agricultura agroecológica e a ética de trabalho ainda valeram o prêmio Olio Nuovo Days Ethical Award.

Foto: FELIPE RAU

Único não-europeu no Hall da Fama

E como se fosse pouco, a área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico liderada por Miguel ainda foi destaque em Tóquio no ano passado. Com uma pequena amostra da safra atual já levou ouro em duas categorias e foi o único não-europeu a entrar no Hall da Fama na competição.

Foto: Familia Zuccardi

Muitos hectares

Hoje, aos 40 anos de idade, Miguel fala das oliveiras como se falasse de filhos. Somente em Maipú (Mendoza) ele possui 100 hectares plantados e, em San Juan, mais 220. Ao todo, são quase 100 variedades de azeitonas espalhadas pelos terrenos.

Foto: AOE

Variedade de azeitonas

Dessas olivas, apenas uma dúzia rende azeite. A mais emblemática é a Arauco, mas também se destacam Genovesa, Picual, Arbosana, Arbequina, Coratina, Koroneiki, Frantoio e Amigdalolia.

Leia mais

Foto: Familia Zuccardi

Azeites chegam ao Brasil

Os itens premiados no ano passado estão no carregamento que chega ao Brasil ainda em julho. Os deste ano, chegam apenas em agosto.

Saiba como comprar

Produção

Beatriz Castro - Radar

Veja mais webstories