Foto: WavebreakmediaMicro/Adobe Stock
O gengibre, conhecido por seus benefícios termogênicos, também enriquece receitas com seu sabor único e propriedades saudáveis
Foto: sommai/Adobe Stock
Conhecido por ser bom para a saúde, o gengibre tem benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes. Também é um termogênico natural, atuando na aceleração do metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal.
Foto: Walter Costa/Estadão
Apesar dos vários benefícios, vale destacar que o gengibre não é um alimento mágico e para que seus nutrientes contribuam efetivamente para o corpo é necessária uma alimentação saudável e balanceada.
Foto: bit24/Adobe Stock
O gengibre pode ser consumido fresco, seco, em pó e até em forma de óleo. Em pó pode servir como tempero para carnes ensopadas, além de bolos e pães doces. Não é recomendado substituir a versão em pó em receitas que o pedem fresco, pois o gengibre perde a picância.
Foto: WavebreakmediaMicro/Adobe Stock
Agora que você já sabe como utilizar o gengibre na cozinha e quais propriedades medicinais ele oferece, confira algumas receitas simples e práticas com a especiaria:
Foto: ESTADAO CONTEUDO / ESTADAO CONTEUDO
Os orientais são especialistas em combinar carnes, vegetais e enrolar tudo em folhas. É um jeito leve e saboroso de se alimentar, além de um convite para reunir pessoas queridas à mesa em volta de um prato colorido e cheio de sabor. Veja a receita fácil no link.
Foto: Vitória Magalhães | Anhembi Morumbi
Esse suco de gengibre leva abacaxi com couve, chia e hortelã. É a opção perfeita para quem gosta de uma bebida saudável e refrescante.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
A combinação de gengibre, manteiga, vinho branco e limão é certeira e deliciosa. Uma boa dica é marinar o peixe por uma ou duas horas antes de fritar. Depois, sirva-o acompanhado do molho de gengibre e rodelas de limão.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Existem muitas outras especiarias além do gengibre e que fazem a diferença nos pratos. Mas antes de montar a sua seleção particular, é necessário saber quais cuidados tomar. Veja a seguir:
Foto: Epitácio Pessoa
Sempre que possível compre o tempero inteiro, não moído, pois tem mais sabor e aroma. Além disso, diminui o risco de vir misturado com impurezas.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Mesmo os temperos secos envelhecem. Por isso, procure comprar de locais que você conhece ou que têm grande rotatividade. Além disso, sempre prefira poucas quantidades, porque apesar de o preço das embalagens parecer mais atrativo, as especiarias perdem sabor e aroma com o tempo.
Foto: ESTADÃO CONTEÚDO / ESTADÃO CONTEÚDO
Guarde as especiarias em potes bem fechados, em lugar fresco, longe da luz e do calor, evitando deixar perto do fogão.
Foto: SERGIO CASTRO
Descubra outras especiarias que ajudam a dar sabor aos pratos das mais diversas formas, como canela, cominho, cravo-da-índia, curry, noz-moscada, páprica entre outros.
Beatriz Castro - Radar