Foto: FelipeBallin/AdobeStock
Um dos maiores polos gastronômicos do Brasil, a cidade de São Paulo apresenta novos restaurantes italianos em 2025.
Foto: Mário Rodrigues
Paladar selecionou seis novas casas com culinária italiana para você conhecer na capital paulista. Veja a seguir:
Foto: Mario Rodrigues
O Antonietta Cucina reabriu em um novo endereço, mantendo o comando do chef Milton Freitas. O menu traz massas frescas, como o Casarecce Alla Norma. A casa também serve café da manhã italiano aos finais de semana.
Foto: Rodolfo Regini/Divulgação
O Grotta Cucina é uma das grandes novidades dos Jardins. Inaugurada no segundo semestre de 2024, a casa traz a autêntica culinária italiana com pratos que unem ingredientes de qualidade e técnicas internacionais. Entre os destaques estão o Sinfonia D’Anatra (espiral de Agnolotti de pato com molho roti e crocante de guanciale) e o Julius (fagotini de ragu Grotta, que leva crema de porcini e manteiga trufada com demi-glace).
Foto: Modern Mamma Osteria
A nova unidade do Moma fica em Pinheiros e foi inaugurada em novembro do ano passado. Entre as sugestões estão a Pasta Fresca Alla Chitarra ao Cacio e Pepe e o Trofie com pesto genovese e burrata. A carta de drinques, assinada por Márcia Martins, tem opções autorais.
Foto: Codo Meletti/Estadão
Uma das pizzarias pioneiras do estilo napolitano em São paulo, A Pizza da Mooca inaugurou uma unidade na Vila Mariana. A casa é comandada pelo chef Fellipe Zanuto e mantém a massa de fermentação lenta e ingredientes frescos no novo estabelecimento. Além dos sabores clássicos, há criações exclusivas, como a Sobrasada Pirineus.
Foto: tiago queiroz
Aberto em dezembro do ano passado no Itaim Bibi, o Marena apresenta um ambiente rústico e acolhedor, mas sem abrir mão do conforto e da elegância. No cardápio, a burrata é uma das estrelas, sendo servida em cinco versões. Para os principais, há massas típicas da Puglia, na Itália, como o Orecchiette Cima di Rapa (servido com brócolis-rama e linguiça artesanal). Outra boa pedida é o Agnello Arrosto (paleta de cordeiro assada com batata rústica).
Foto: sasazawa/Adobe Stock
O restaurante define a sua cozinha como “italiana casual”. Aberto em dezembro de 2024, o local é um desdobramento do premiado Tre Bicchieri. No cardápio, se destacam o spaghetti and meat balls, o raviolli doppio all’amatriciana e o cosciotto di vitelo. Para a sobremesa, a sugestão é Banana Split. Entre os drinques estão spritz, Negronis e coquetéis autorais, além de uma carta de vinhos com cerca de 80 rótulos.
Foto: Romulo Fialdini
Restaurante do Rio de Janeiro é eleito o Melhor Restaurante Italiano do Mundo pelo Guida al Made in Italy na categoria 50 Top Italy 2025.
Beatriz Castro - Radar