Foto: Atlas - stock.adobe.com
Um hábito comum das cozinhas caseiras é utilizar as facas do mesmo jogo de talheres para cortar os alimentos na hora de cozinhar - mas essa prática pode estar com os dias contados, segundo especialista.
Foto: Bruce Peter Morin/Adobe Stock
A professora Michelle Ibarra, do curso de gastronomia do Senac, contou ao Paladar que é importante utilizar facas adequadas para cada uso específico na culinária - as facas que utilizamos nos talheres são geralmente serrilhadas, não sendo as opções ideais para alguns tipos de cortes. Além disso, geralmente estão cegas, o que não é o ideal para uma cozinha eficiente e segura.
Foto: Lauris Rozitis Arins/Wirestock/Adobe Stock
Para montar um kit de facas básico para cozinhar com versatilidade, Ibarra sugere ter facas de chef, de desossa, de pão, de legumes e uma para filetar peixes.
Foto: Marcos Mendes/Estadão
As facas que utilizamos de talher muitas vezes estão sem corte, e segundo a professora, isso oferece riscos na hora de cortar alimentos. “Facas afiadas oferecem cortes mais precisos e seguros, além de facilitar o trabalho em todos os processos. Facas sem corte demandam mais força, aumentando o risco de acidentes com escapes da lâmina e lesões nos dedos e mãos”, explica.
Foto: DenisMArt - stock.adobe.com/Adobe stock
A superfície usada para apoiar e corta também é muito importante, tanto para o resultado final quanto para a conservação das facas e de um ambiente limpo para as receitas.
Foto: Sergey Tryapitsyn/Adobe Stock
Confira o guia detalhado que o Paladar montou sobre os diferentes tipos de faca e como utilizar cada um na cozinha com eficiência e praticidade.
Foto: Agata Gładykowska/Adobe Stock
Brunoise, Julienne e Chiffonade: o que são e entenda as técnicas clássicas de cortes essenciais que todo bom cozinheiro deve conhecer.
Foto: Tiago Queiroz
Apesar de indispensáveis para a culinária, as facas têm suas limitações. Na hora de fazer e homogeneizar sopas e molhos, por exemplo, os mixers de mão podem ser ótima opção. Confira o ranking que o Paladar montou, com dicas de especialistas
Luigi Di Fiore