Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Período para fazer a declaração do ano-calendário 2024 começou no dia 1º de janeiro
Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Sim, a declaração anual do MEI é obrigatória para os empreendedores que se enquadram nesta modalidade de pessoa jurídica, mesmo para aqueles que não tiveram receita em 2024.
Foto: Freepik
O prazo para fazer a declaração do ano passado começou em 1º de janeiro e vai até 31 de maio de 2025.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A declaração pode ser feita por meio do portal do Simples Nacional, na opção Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI).
Foto: undefined / undefined
É necessário informar o CNPJ para acessar ao sistema, depois, selecionar o ano-calendário 2024, confirmar que o tipo de declaração é “Original” - primeira vez que a preenche - e, em seguida, clicar em “Continuar”.
Foto: Nilton Fukuda/Estadão
Caso todos os DAs (Documentos de Arrecadação) ainda não tenham sido gerados para 2024, o sistema irá avisar e será necessário entrar no PGMEI para regularizar. Após gerar todos os boletos, o sistema vai liberar a declaração para ser preenchida.
Foto: Fábio Motta/Estadão
Informe quanto foi faturado no ano passado, separando entre comércio e indústria e serviços. Além disso, coloque a receita bruta total no espaço seguinte, correspondente às duas fontes somadas. Por fim, informe se possuiu funcionário neste período.
Foto: null
Após conferir com calma, basta clicar em “Continuar”. Verifique o resumo, em que vão aparecer os DAs gerados e pagos. Após isso, clique em “Transmitir”. O recibo da entrega da declaração será gerado e o sistema recomenda que o usuário imprima o documento.
Foto: Felipe Siqueira/Estadão
Quer saber mais sobre como fazer a Declaração Anual do MEI?
Felipe Siqueira