Foto: Wilton Junior/Estadão

Ex-presidentes

Sarney faz 94 anos; veja as idades e como estão os ex-presidentes do País

Completando 94 anos nesta quinta-feira, 25, o ex-presidente José Sarney reuniu integrantes dos Três Poderes, do governo à oposição, para celebrar seu aniversário. Apesar de não ocupar cargos eletivos há uma década, o ex-presidente nunca saiu da vida pública. Veja como estão atualmente ele e outros ex-chefes do Executivo do Brasil.

Foto: Wilton Júnior/Estadão

Jair Bolsonaro, 69 anos

Jair Bolsonaro (PL) foi presidente entre 2018 e 2022, quando deixou o Planalto sem passar a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu sucessor. O ex-presidente foi declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo sem poder concorrer em 2026 e alvo de investigações da Polícia Federal (PF), ele segue na vida pública, mobilizando eleitores em lives e manifestações de rua e apoiando candidatos nas eleições municipais.

Foto: ANPR

Michel Temer, 83 anos

Ao assumir a Presidência após o impeachment de Dilma, Michel Temer (MDB) foi chefe do Executivo de 2016 a 2019. Após deixar o cargo, foi preso preventivamente em 2019 no bojo da Operação Lava Jato, mas foi solto quatro dias depois e teve acusações contra ele arquivadas pela Justiça. A convite de Bolsonaro, em 2020, Temer chefiou uma missão de ajuda humanitária ao Líbano e, em 2021, tentou destravar negociações com a China para compra insumos para vacinas contra a covid-19.

Foto: Wilton Junior/Estadão

Dilma Rousseff, 76 anos

Primeira mulher a ocupar a Presidência, Dilma Rousseff (PT) chefiou o Executivo de 2011 até 2016, mas não completou o segundo mandato, quando sofreu um processo de impeachment. A petista tentou voltar para a vida pública em 2018, quando concorreu ao Senado por Minas Gerais, mas amargou o 4° lugar da disputa. Desde março de 2023, por indicação de Lula, Dilma é presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, também chamado de Banco dos Brics.

Foto: @presidentefhc via Facebook

FHC, 92 anos

Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi presidente do Brasil por dois mandatos consecutivos, entre 1995 e 2003. Após deixar a Presidência, o sociólogo não concorreu a novos cargos eletivos e passou a se dedicar a atividades ligadas ao empresariado, como palestras e a presidência de uma fundação sem fins lucrativos que leva seu nome, dedicada a promover sua obra e discussões sobre o desenvolvimento do País.

Foto: Eduardo Gayer/Estadão

José Sarney, 94 anos

Presidente da República entre 1985 e 1990, o emebedista também comandou o Senado por três mandatos, após passar a faixa presidencial. Em 1991, Sarney foi eleito senador pelo Amapá, permanecendo na Casa até 2015, quando se aposentou com uma carreira de 60 anos de vida pública. É o sexto ocupante da Cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras.

Foto: Wilton Junior/Estadão

Fernando Collor, 74 anos

Após cumprir meio mandato, entre 1990 a 1992, Fernando Collor (PRD) sofreu impeachment e ficou inelegível por oito anos. Voltou a vida pública em 2002, quando disputou o governo de Alagoas e ficou em 2° lugar. Em 2006, foi eleito senador por Alagoas e reeleito em 2014, ocupando o cargo até 2023. No mesmo ano, foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no bojo da Lava Jato e recorre da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Foto: Eduardo Gayer/Estadão

Saiba como foram os bastidores da festa dos 94 anos do Sarney na Coluna do Estadão.

Leia mais

Reportagem

Karina Ferreira