Foto: Wilton Junior/Estadão
Ao ‘Estadão’, os cientistas políticos Murilo Medeiros e Thiago Valenciano e o especialista em marketing político Marcelo Vitorino apontaram os principais erros do governo Lula desde o início do mandato.
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Além do caso do Pix, ministros anunciaram ações que, devido a repercussões negativas, foram abandonadas pelo Planalto. “É uma falta de diálogo interno, parece que não tem uma coordenação e isso tira a confiança da sociedade”, apontou Medeiros.
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Para os especialistas, a constante aparição da imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro em declarações de Lula e em postagens da comunicação governamental é prejudicial para o Planalto. “Praticamente o resgata como opositor”, disse Vitorino.
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Medeiros aponta também que, em dois anos do terceiro mandato de Lula, ainda não foi criada uma política pública capaz de virar uma “marca” apresentada ao eleitorado. “O que temos até agora são programas reciclados, como Mais Médicos e Farmácia Popular”, afirmou.
Foto: Wilton Junior/Estadão
Vitorino explica que algumas declarações de Lula acabam em contradição com a ideologia proposta pelo governo. Como exemplo, cita a menção de que homens preferem as amantes do que as mulheres. “Deveriam ser mais progressistas, mas frequentemente soam de forma datada e preconceituosa”, disse.
Foto: Wilton Junior/Estadão
Valenciano observa que é preciso haver mais propagandas que mostrem Lula nas ruas, já que as publicações nas redes se concentram em gravações no Planalto. “Isso vai demonstrar, mesmo que indiretamente, que o presidente tem um certo apoio popular”, afirmou.
Foto: Wilton Junior/Estadão
Para os especialistas, os erros de comunicação e a situação econômica do País fazem com que o governo perca a conexão com os principais grupos que garantiram a vitória de Lula em 2022. “O governo tem perdido terreno com os seus principais eleitores”, afirmou Medeiros.
Foto: Wilton Junior/Estadão
O cientista político Thiago Valenciano observa que, para uma possível reeleição em 2026, é necessário que o Planalto crie um plano eficiente de comunicação para acabar com as falhas. “Além de criar uma marca, precisa massificar essa marca nos veículos de comunicação.”
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro da Secom, Sidônio Palmeira, fez uma série de pedidos a aliados de Lula para criar uma “corrente positiva” nas redes, para compartilhamento apenas de boas notícias. Entenda como vai funcionar o novo plano de comunicação do Planalto.
Gabriel de Sousa