Foto: Agenor Mariano da Silva Neto

VOÇOROCA

Cratera avança sobre município no interior de SP; veja imagens do enorme buraco

Prefeitura de Lupércio, a 450 km da capital, tenta frear erosão, que cresceu nos últimos meses por causa das chuvas. Município de 4 mil habitantes pede apoio do Estado

Foto: Agenor Mariano da Silva Neto

Formação da cratera

O buraco começou a se formar em 2007, dentro de uma área de propriedade particular usada para atividades agrícolas. Nos últimos meses, porém, a fenda cresceu e avançou a ponto de se aproximar da Avenida Santo Inácio, um local público.

Foto: Agenor Mariano da Silva Neto

Dimensões do buraco

Está com 300 metros de comprimento, 25 de largura e 15 de profundidade, segundo atualização feita pela prefeitura. Já a Defesa Civil do Estado informa que a extensão é de 226 metros.

Foto: Divulgação/Defesa Civil do Estado de São Paulo

Vistoria

A prefeitura de Lupércio pediu ao governo de São Paulo vistoria técnica na cratera que avança sobre a cidade. A informação consta em trechos de relatório da Defesa Civil Estadual.

Foto: Reprodução/Google Maps

Defesa Civil do Estado afirma dialogar com a prefeitura

A vistoria será feita pelo IPT, instituto ligado ao governo paulista, nesta semana. Pelo Google Maps, é possível ver que a cratera se aproxima da Rua Dr. Adamastor Ferreira Costa e da Avenida Santo Inácio.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Lupércio

Valor da obra

Hoje, o custo estimado para conter o avanço da cratera é de cerca de R$ 3 milhões. Segundo a prefeitura, os motivos não são conhecidos, mas o aumento do tamanho do buraco está ligado à ação das chuvas.

Foto: Agenor Mariano da Silva Neto

Quer saber mais sobre a cratera que avança sobre o município de Lupércio?

Leia mais

Foto: Divulgação/Prefeitura de Lupércio

Reportagem

Renata Okumura e Caio Possati

Web Stories