Foto: Felipe Rau/Estadão

PROJETO

Nova Raposo Tavares: moradores questionam plano de obra na região; entenda a mobilização

Associações de moradores de São Paulo e de Cotia estão se mobilizando contra o projeto do governo estadual, que prevê a concessão da rodovia e mudanças no eixo entre a capital e a cidade da região metropolitana.

Foto: Felipe Rau/Estadão

‘Nova Raposo, não!’

Na semana passada, representantes de 29 entidades lançaram o manifesto em que pedem a reabertura das consultas públicas sobre o projeto. Ação reúne moradores de Butantã, Cotia e Clube Alto dos Pinheiros.

Foto: Felipe Rau/Estadão

Plano

Prevê instalar seis pórticos para cobrança automática de pedágio, inclusive no trecho urbano, que ganhará túneis, viadutos, pistas marginais e alargamento das pista, além de outras intervenções.

Foto: Felipe Rau/Estadão

Projeto

A futura concessionária deverá investir R$ 9 bilhões no sistema, que inclui outras estradas. A consulta pública para oferta de sugestões ao projeto já foi encerrada.

Foto: Felipe Rau/Estadão

‘Nada sustentável’

O diretor de Relações Externas da Associação dos Moradores Amigos do Parque Previdência (Amapar), Sérgio Reze, afirma que o projeto impacta bairros residenciais e arborizados, como o Jardim Previdência e outras partes do Butantã.

Foto: Felipe Rau/Estadão

‘Duas horas no ônibus só na Raposo Tavares’

Martha Pimenta, da Rede Butantã, movimento que atua na região há mais de 20 anos, diz que os mecanismos de consulta são de difícil acesso. “Faz 20 anos que pedimos a faixa exclusiva de ônibus e nada foi feito”, disse ela.

Foto: Felipe Rau/Estadão

‘O que farão com as árvores no caminho deles?’

Marion Altenberg, ex-presidente e integrante da Sociedade Moradores do Butantã/Cidade Universitária, diz que, além de transferir o gargalo da Raposo para o Alto de Pinheiros, haverá também impacto paisagístico.

Foto: Felipe Rau/Estadão

Ambientalistas e associações da Granja Viana, em Cotia, também se mobilizam

“Aqui vamos ter impacto grande, mas as soluções para os problemas atuais não foram apresentadas”, diz Renato Rouxinol, da Associação Amigos da Granja Viana.

Foto: Felipe Rau/Estadão

Projeto está em desenvolvimento e pode sofrer ajustes, diz governo

A Artesp, órgão do governo estadual, disse, em nota, que o projeto está em estágio de desenvolvimento e os estudos e documentos compartilhados na consulta pública são preliminares e poderão sofrer ajustes até a publicação definitiva do edital.

Foto: Felipe Rau/Estadão

Quer saber mais sobre o projeto Nova Raposo, do governo estadual, que prevê a concessão da Rodovia Raposo Tavares e mudanças no eixo entre a capital e a cidade da região metropolitana.

Leia mais

Foto: Felipe Rau/Estadão

Reportagem

José Maria Tomazela

Web Stories