Foto: Adobe Stock
Algumas dicas simples garantem uma boa noite de sono
Foto: Adobe Stock
A privação de sono pode prejudicar os sistemas cognitivo e imunológico, além de desregular o metabolismo. Os impactos vão de problemas de concentração e memória a dificuldade de controlar a fome.
Foto: Adobe Stock
Se a falta de sono é recorrente, há aumento no risco de ansiedade, depressão e até doenças cardíacas. A seguir, veja dicas simples para facilitar a hora de dormir e garantir o repouso necessário.
Foto: Mingman Srilakorn/Adobe Stock
Se houver claridade no ambiente, mesmo que seja fraca ou artificial, como a luz emitida por telas de celular ou aparelhos de internet, a produção de melatonina pode ficar reduzida, afetando a qualidade do sono.
Foto: ALEXANDRE ZVEIGER 6900 LUGANO SW/Adobe Stock
A mais indicada para embalar o sono é entre 20ºC e 23 °C. Essa recomendação está associada ao comportamento natural do corpo, que tende a reduzir a temperatura durante a noite, facilitando o início e a manutenção do sono.
Foto: Nemanja Saric/Adobe Stock
Dorme de lado? É bom que o travesseiro encaixe entre a orelha e o colchão. Se costuma dormir de barriga para cima, melhor usar um modelo um pouco mais fino, para que a coluna fique melhor posicionada. Travesseiro entre as pernas é bem-vindo.
Foto: Adobe Stock
Além de preferências pessoais — como maciez, altura e posição ao dormir —, é importante considerar problemas de saúde, como dores na coluna.
Foto: Adobe Stock
O recomendado é usar peças leves, que permitam a troca de calor e a liberação do suor, especialmente em ambientes com oscilações de temperatura. Tecidos como linho ou algodão, que não retêm tanto calor, são boas opções.
Foto: Adobe Stock
Alguns hábitos antes de dormir podem servir como um sinal para o cérebro. Os rituais são individuais e podem incluir, por exemplo, meditação, leitura, tocar violão, tomar uma xícara de chá ou fazer uma oração.
Foto: Adobe Stock
Além dos rituais, a regularidade é outra medida importante para um sono reparador. Por isso, é importante tentar dormir e acordar sempre nos mesmos horários.
Foto: viktorcap@gmail.com/Adobe Stock
Confira como melhorar a sua posição de dormir para acordar se sentindo bem:
Victória Ribeiro
Gabriel Damasceno