Foto: Africa Studio/Adobe Stock
A ciência evidencia cada vez mais o papel da dieta no sistema nervoso
Foto: Elena Simonova/Adobe Stock
A relação entre o padrão da alimentação e a saúde mental vem ganhando destaque nos centros de pesquisa. E muitos alimentos já demonstraram ter uma afinidade especial com o sistema nervoso. A seguir, confira 5 deles.
Foto: Maria/Adobe Stock
Os louros vão para o selênio, mineral que é essencial para a saúde do cérebro e do sistema nervoso central. Uma unidade ao dia já fornece a quantidade necessária para a massa cinzenta funcionar bem.
Foto: ASHLEY MARTINS
A casca do alimento é fonte de substâncias chamadas antocianinas. No corpo, as substâncias neutralizam os radicais livres, moléculas desemparelhadas acusadas de danificar as células.
Foto: WladimirFriend/Adobe Stock
Na gema tem colina, essencial para a síntese de um neurotransmissor conhecido como acetilcolina, que, entre outras funções, está envolvido na regulação da aprendizagem e da memória.
Foto: Kim/Adobe Stock
A bebida é rica em epigalocatequina galato ou EGCG, um potente antioxidante, e oferta ainda cafeína, dupla que desponta em estudos por proteger regiões cerebrais ligadas ao aprendizado e à memória.
Foto: katinkah/Adobe Stock
Tem um potente mix antioxidante e anti-inflamatório, que neutraliza os radicais livres e protege as células. Novas pesquisas apontam que esse combo favorece a saúde do cérebro.
Foto: daynamore/Adobe Stock
Entenda melhor a relação entre alimentação e cérebro.
Redação
Layla Shasta