Foto: Adobe Stock
Bebida é fonte de bons micro-organismos; entenda
Foto: Adobe Stock
Trata-se de uma bebida obtida a partir da fermentação dos grãos de kefir, um aglomerado de micro-organismos considerados benéficos. Essa bebida – que fica parecendo uma coalhada – fornece, portanto, leveduras e bactérias.
Foto: Eleni Seitanidou/Adobe Stock
Há ainda o kefir feito na água com açúcar mascavo. Ele também vem dos grãos, mas a bebida fica com a aparência semelhante à de um chá após o conjunto ser coado.
Foto: Adobe Stock
Estudos têm mostrado que o kefir tem o potencial de ajudar na digestão, na redução do colesterol e no controle da pressão e do diabetes.
Foto: Adobe Stock
Ele também auxiliaria no fortalecimento do sistema imunológico e na diminuição do risco de alguns tipos de câncer.
Foto: Adobe Stock
Mas a maioria das pesquisas é experimental, com testes apenas em animais ou análises físicas e químicas. “Ainda é muito cedo para transpor esses dados para humanos”, afirma a bióloga Ágata Gava, professora na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Foto: Adobe Stock
Para se produzir kefir, é necessário primeiro adquirir os “grãos de kefir”. Tradicionalmente, eles são passados de pessoa para pessoa, por meio de doação – e quem segue a tradição garante que só os grãos obtidos assim são “verdadeiros”.
Foto: Adobe Stock
Mas há também opções disponíveis no mercado. Uma vantagem delas é que, nesses casos, a bebida é feita segundo um protocolo padronizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Foto: Adobe Stock
Aprenda a preparar o kefir de leite e o de água:
Layla Shasta
Gabriel Damasceno