Foto: Werther Santana/Estadão

Evento extremo

As imagens impressionantes da chuva histórica que causou estragos em SP

Os temporais dessa sexta-feira, 24, alagaram vias e estações de metrô. Enxurradas arrastaram carros, o teto de um shopping desabou e milhares de imóveis ficaram sem luz na capital paulista.

Vídeo: Beco do Batman alagado

Foto: Alex Silva/Estadão

Alagamentos

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura contabilizou 40 pontos de alagamento na cidade. Um deles foi registrado na região da Barra Funda, zona oeste (foto).

Cidade teve 13 mil raios

Foto: Alex Silva/Estadão

Alerta inédito

Pela primeira vez, a Defesa Civil usou a ferramenta de disparo automático de alerta severo para a capital paulista. Todos os celulares dentro da área de risco, com as tecnologias 4G e 5G, receberam a mensagem.

Foto: REDES SOCIAIS

Queda de teto de shopping

Parte do teto do Shopping Center Norte, na Vila Guilherme, zona norte, cedeu durante os temporais. A estrutura desabou no corredor, mas não houve vítimas.

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Mais de 140 mil sem luz

Conforme a concessionária Enel, quase 141 mil imóveis da capital chegaram a ficar sem luz na cidade de São Paulo. Na manhã de sábado, esse total já havia baixado para 27,8 mil.

Como Enel quer resolver apagões

Foto: REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS

Enxurrada no metrô

Na estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna, da Linha 1-Azul do metrô, passageiros tiveram de se segurar no corrimão para não serem levados pela enxurrada de água que invadiu o terminal. O trecho entre essa parada e a estação Tucuruvi continua fechado neste sábado.

Foto: Taba Benedicto/Estadão

Caos na volta para casa

Com os trens e linhas de metrô funcionando em velocidade reduzida, as estações de trem e metrô lotaram. Nas ruas e avenidas, 462 quilômetros de congestionamento foram contabilizados pela CET, por volta das 20h30.

Foto: Alex Silva/Estadão

Chuva histórica

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva que caiu em São Paulo é a 3° maior desde o início das medições, em 1961. Ao todo, foram125mm de precipitação, quase metade do volume esperado para todo o mês na capital (288mm).

Foto: Werther Santana/Estadão

Estragos

Os estragos ainda podiam ser vistos no dia seguinte ao da chuva. Na Vila Mariana, na Rua Romeu Perroti, uma série de móveis, objetos e até carros foram vistos destruídos e empilhados entre si, em meio aos destroços provocados pela água.

Foto: Reprodução/TV Globo

Previsão do tempo

Nos próximos dias, a previsão é de tempo abafado, com risco de temporais nos fins de tarde. No domingo, 26, a chegada de frente fria ao litoral paulista deve reforçar o risco de chuva. O calor só deve dar trégua a partir da segunda-feira, 27.

Foto: Alex Silva/Estadão

Como é a ‘gangorra’ do clima

Reportagem

Caio Possati e Fábio Grellet

Produção

Caio Possati

Veja mais Web Stories