PUBLICIDADE

Morre o designer Ingo Maurer, conhecido como poeta da luz

Maurer faleceu ontem, dia 21 de outubro, na Alemanha e a família ressaltou que seu legado terá continuidade

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
O designer Ingo Maurer Foto: Reprodução/ Waulau Wordpress

O designer Ingo Maurer faleceu aos 87 anos nesta segunda-feira, dia 21 de outubro, na cidade de Munique na Alemanha. Em comunicado oficial, a família não informou a causa da morte e ressaltou que seu legado terá continuidade: “Sempre lembraremos dele e continuaremos seu trabalho em espírito”.

Maurer era conhecido como o poeta da luz e considerado um dos lighting designers mais influentes do mundo. Seus trabalhos começam na década de 60 e segue produzindo impacto até os dias atuais, por seus conceitos e formatos únicos.

Relembre alguns dos seus icónicos trabalhos: 

PUBLICIDADE

Vida e obra

Nascido em 1932, Ingo Maurer estudou tipografia e, aos 22 anos, se interessou pelo design gráfico. Em 1966, inaugurou o estúdio "Desing M" e criou o seu primeiro artefato luminotécnico, batizado de "bulb". A partir dali, ele passou a ser conhecido como Poeta da Luz, e deu início à uma série de esculturas luminosas que passaram a ter a sua marca registrada.

Irreverente e provocativo, Ingo rompeu a monotonia pragmática do mercado de iluminação, obrigando os olhos a irem além do senso comum. Seus trabalhos sempre foram pautados pela essência da luz e da tecnologia, arrematados pela estética e pela funcionalidade.

Não à toa, seu portfólio atravessou fronteiras, foi inserido na agenda permanente de exposições do MoMa e do National Design Museu de NY, e chegou a 120 endereços ao redor do globo. No Brasil, muito da sua obra está exposta no showroom da FAS Iluminação, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.