Não basta ter o design mais chamativo ou ser assinado pela sua marca favorita: escolher o melhor tênis de corrida envolve alguns pormenores que só você pode responder.
O mais importante deles é o seu tipo de pisada. Existem exames para identificar corretamente, mas você pode deduzir a partir do solado de outros tênis. São eles:
– Pronação: quando o pé se apoia pelo lado interno e ganha impulso no dedão;
– Supinação: quando o pé se apoia pelo lado externo e ganha impulso no dedinho;
– Neutro: quando o pé se apoia pelo lado externo e vai se movendo para o lado interno, usando a elevação do dedão para o impulso.
Com essa resposta, você tem uma primeira solução para o tipo de solado. No primeiro caso, de pronação, é importante buscar por um tênis com maior estabilidade (os de entressola de carbono são ideais para isso), enquanto no segundo é preciso uma alternativa com amortecimento extra (aqui, os de entressola de espuma se sobressaem). A pisada neutra pode explorar os diversos tipos de calçados, incluindo opções de borracha, que apresentam maior durabilidade. O local onde você vai correr – asfalto, esteira, terra, etc – também deve ser levado em consideração.
Também vale ficar atento ao tecido usado no cabedal do tênis – que corresponde a toda a parte superior – pois é ela quem vai dar todo o suporte e proteção para o seu pé, além de permitir a respiração do pé durante o treino.