Recentemente, um dos maiores escritores do Brasil – senão o maior – voltou ao centro das atenções em âmbito internacional. Machado de Assis, o mestre da literatura brasileira, teve sua obra Memórias Póstumas de Brás Cubas reconhecida por leitores americanos e ao redor do mundo inteiro. O livro, que já é um clássico no Brasil, chegou aos olhos das gerações mais novas, como mostra esse vídeo do TikTok:

@courtneyhenningnovak

I have a hundred pages left of The Posthumous Memoirs of Bras Cubas by Machado de Assis and this is already my favorite book. End of discussion. I do not care if the last hundred pages is just the word “banana” printed 10,000 times. Best. Book. EVER. #readaroundtheworld #booktok

♬ original sound – Courtney Henning Novak

”Eu estou lendo esse livro para o Brasil, para um projeto de leitura de todo o mundo. Por que vocês não me avisaram que era o melhor livro já escrito?”, diz a escritora e leitora Courtney Henning Novak no vídeo. ”Acho que é meu novo livro favorito”, continuou, em outra postagem.

Após viralizar na rede social, o livro alcançou a 1ª posição no ranking de mais vendidos na categoria Literatura Latino-Americana e Caribenha da Amazon dos Estados Unidos. O feito o colocou à frente de autores latinos consagrados por lá, como Gabriel García Marquez e Jorge Luis Borges.

Para relembrar o legado do Bruxo do Cosme Velho, reunimos cinco obras renomadas do autor. Confira logo abaixo.