O Brasil perdeu, na noite desta segunda, 08 de maio, uma das artistas mais importantes e influentes de sua música. Rita Lee, que iniciou sua carreira na década de 1960 como vocalista da banda Os Mutantes, foi uma das principais representantes do movimento Tropicalista, brilhou como artista solo, explorando diferentes ritmos e compondo letras ao mesmo tempo de apelo pop, inteligentes e provocativas. Ao longo de sua carreira, foram mais de 20 álbuns repletos de inesquecíveis canções.

Rita se foi, mas seu legado continuará para sempre inspirando e influenciando gerações. O Estadão Recomenda presta sua homenagem à cantora e compositora com uma seleção de obras essenciais, para ler e ouvir. Indicações válidas para fãs de longa data ou quem está começando a tomar contato com toda a produção deixada por ela.

Confira:

Rita Lee continua a contar sua história

Imagem do produto 'Rita Lee: Outra autobiografia'

‘Rita Lee: Outra autobiografia’

Rita pode ter tido de tudo, menos uma “vidinha besta”. E os últimos anos foram, sim, desafiadores. Ao mesmo tempo que o mundo passava por uma pandemia, ela foi diagnosticada com câncer no pulmão. Em um texto franco, ora cru e chocante, ora cheio de ironias, ora sutil e amoroso, Rita Lee não poupa detalhes de seu tratamento. Fala também da rotina, dos avisos do Universo, de seres de luz e dos caminhos que a vida tomou.

Leia também: Livro póstumo de Rita Lee descreve a última batalha da cantora

Playlist

Grandes sucessos

Para começar, nada melhor do que uma playlist, que pode até servir de trilha sonora para a leitura deste artigo. A sugestão é apertar o shuffle e se deixar levar pelo universo multifacetado da rainha do rock. Os editores da Amazon Prime Music, do Spotify e outros serviços de streaming compilaram os grandes sucessos de todas as fases da cantora. Horas de som com dezenas de músicas como “Ovelha Negra”, “Lança Perfume”, “Agora Só Falta Você”, “Amor e Sexo”, “Banho de Espuma”, entre outros memoráveis e contagiantes refrões que marcaram época.

Clássico

Experimentalismo com sotaque pop

Rita Lee 3001, lançado em 2000, é o décimo quarto álbum de estúdio da cantora e compositora. Curioso é que, mesmo sendo um dos mais experimentais de sua carreira, uma mistura de rock, eletrônica e música brasileira, figura entre os mais populares nas plataformas de streaming. Isto, certamente, se dá em boa parte por conta das pegajosas melodias e letras, que trazem uma reflexão sobre a vida, a tecnologia e a sociedade em geral. Para ser ouvido na íntegra, inclui faixas como “Corre-Corre”, “Nem Luxo, Nem Lixo”, “José” e “Esse Tal de Roque Enrow”.

Vida e obra

Relato sem censura

Imagem do produto 'Rita Lee: Uma Autobiografia'

‘Rita Lee: Uma Autobiografia’

Neste livro, Rita Lee compartilha conosco em primeira pessoa a intimidade dos incríveis acontecimentos em sua vida e carreira. As memórias se desenrolam a partir de sua infância em São Paulo, passam pela adolescência na década de 1960, quando se tornou uma das expoentes da Jovem Guarda, detalha sua época como integrante dos Mutantes, uma das bandas mais importantes da Tropicália, e sua carreira solo. No meio disso tudo, o lado pessoal é revelado por meio de seus desafios, como a superação do alcoolismo e das drogas, seu ativismo pelos direitos dos animais e sua vida em família.

Rita em quadrinhos

Duas mentes brilhantes

Imagem do produto 'Storynhas'

‘Storynhas’

Muito divertida, esse é aquele tipo de HQ que a gente lê de uma vez só, porque não consegue parar. Um encontro entre Rita Lee e Laerte não tinha como dar ruim. Storynhas foi escrito por Rita e ilustrado por Laerte Coutinho. É uma coletânea de histórias que mistura ficção e realidade, com personagens que vão desde extraterrestres a animais falantes. O tom engraçado e irreverente, com um toque de crítica social e política, de ambas as autoras, é o barato da criativa obra.

Relançamento em vinil

Série Clássicos em Vinil – Polydor

Imagem do produto 'Hoje é o Primeiro Dia do Resto da sua Vida'

‘Hoje é o Primeiro Dia do Resto da sua Vida’

Relançamento em vinil do quarto álbum solo da cantora, lançado originalmente em 1972, a bolacha faz parte da série Clássicos em Vinil, da Polydor, que traz de volta álbuns que fazem parte da discografia da música brasileira. O LP Hoje é o Primeiro Dia do Resto da sua Vida” apresenta o lado mais rock’n’roll da artista.

No repertório, hits como “Superfície do Planeta”, “José”, “Menino Bonito” e “Vamos Tratar da Saúde”. Ótima oportunidade para que curte a plataforma física desfrutar do álbum em sua forma original, com a qualidade sonora característica do vinil. Além disso, tem todo o trabalho gráfico, que é bem bonito. Para quem é mais do digital, está disponível também em streaming neste link.

Leia mais:

Quer ouvir música com discos de vinil? Confira essas 3 opções de vitrola

Sinatra Retro Pulse é a vitrola mais minimalista e bonita do mercado

Raveo Spazio é a vitrola mais completa que você pode encontrar

__
Foto em destaque: Rita Lee, em 1981, por Claudine Petroli/Estadão

*Preços e produtos sujeitos a disponibilidade de estoque.