Em climas com pouca chuva, a umidade do ar costuma ficar bem abaixo dos 60% recomendados pela OMS. Alergias e outras irritações se tornam comuns nesse período e uma das saídas é investir em um bom umidificador de ar.

Mas qual a diferença entre eles? Como escolher um? O Estadão Recomenda te ajuda nessa: separamos quatro modelos e algumas dicas para você ficar atento na hora da compra.

Modelos em destaque

Mais tempo ligado

Imagem do produto Britânia Umidificador de ar BUD04B (4,8L)

Britânia Umidificador de ar BUD04B (4,8L)

. Desligamento automático;
. Ideal para ambientes de até 5m².

O umidificador da Britânia se destaca pelo tempo que consegue ficar ligado: suporta até 17h de uso contínuo, sendo o mais potente do mercado atualmente. Conta com sistema que gera névoa fria. O reservatório de água é removível e o aparelho tem indicador de reservatório vazio.

Ajude seu corpo: manter-se hidratado é importante independentemente do clima. Explicamos como escolher o melhor purificador de água.

Com ajuste de 3 níveis

Imagem do produto Elgin Umidificador de ar UDZ25 (2,5L)

Elgin Umidificador de ar UDZ25 (2,5L)

. Desligamento automático;
. Ideal para ambientes de até 18m².

Especialista em ar-condicionado, a Elgin tem um umidificador de ar que se destaca por dois motivos. O primeiro deles é que conta com um regulador de névoa, que ajusta a emissão de água em até 3 níveis. O outro é porque promete ser um aparelho silencioso: o aparelho tem ruído de apenas 35 dB – quase metade do barulho que a voz humana em tom normal produz. 

Tem ainda a função timer e a função sleep (que apaga o visor). Além disso, conta com o Modo Smart, que analisa automaticamente a umidade do ar e ajusta para o nível desejado, ideal para quem tem problemas respiratórios.

Em busca de opções que possam ser usadas com óleos essenciais? Oferecemos dicas de difusores para aqueles momentos zen.

Ideal para quarto de crianças

Imagem do produto Fisher-Price Umidificador de ar HC115 (3,4L)

Fisher-Price Umidificador de ar HC115 (3,4L)

. Desligamento automático;
. Ideal para ambientes de até 20m².

Este modelo da Wap é ideal para o quarto das crianças por dois motivos. Um deles é porque funciona como um grande abajur, ajudando os pequenos a ter uma noite de sono tranquila. O outro é ainda mais simpático: a superfície é desenhável. Eles podem rabiscar com canetinha tranquilamente, que os desenhos poderão ser removidos com um pano úmido para novas personalizações. A névoa pode ser direcionada para qualquer lado, através do bico giratório.

Mais portátil

Imagem do produto BWX Umidificador de ar (100ml)

BWX Umidificador de ar (100ml)

. Desligamento manual;
. Ideal para ambientes de até 10m².

Para quem busca uma opção discreta para deixar na mesa do escritório ou dentro do carro, esse modelo da BWX pode ser uma boa opção. Funciona por até 4h e tem tecnologia ultrassônica para formação de vapor frio. Contudo, é necessário deixá-lo sempre ligado na tomada, que se alimenta via cabo USB. É a opção mais barata da lista.

Não é tudo a mesma coisa!

Apesar de nomes parecidos, umidificador, purificador e climatizador de ar tem funções diferentes. De forma bem resumida, o primeiro joga microgotículas de água no ambiente para torná-lo mais úmido, o segundo remove impurezas do ar e o terceiro trabalha para reduzir a temperatura do ambiente em pelo menos 4˚C – uma alternativa mais barata ao ar-condicionado.

Caso você precise de recomendações de climatizadores, veja aqui como eles funcionam e as melhores alternativas.

O que levar em consideração

A função primordial de um umidificador de ar é tornar o ambiente menos seco, reduzindo assim o desconforto ao respirar e reduzindo a chance de possíveis cortes nas mucosas do nariz. Com isso, alergias, rinite, asma e dor de cabeça podem ser amenizadas (ou até evitadas).

Ele é ideal para dias de ar mais seco e até mesmo para quem está exposto constantemente ao ar-condicionado de um escritório, por exemplo.

Além dessas necessidades, a principal observação na hora da compra deve ser o tamanho do ambiente que ele deverá umidificar. Essa informação geralmente está nas embalagens do aparelho, com o indicador de área aplicável. Vale lembrar que ele deve ficar a, pelo menos, 1 ou 2 metros de distância, pois umidade em excesso é prejudicial ao corpo humano.

O ruído que ele emite também é outro ponto importante na hora da compra, especialmente ao se considerar que o umidificador será utilizado por longos períodos.

Também é importante verificar a capacidade do reservatório: quanto maior o ambiente, o ideal é que maior seja o reservatório, para evitar que você precise recarregá-lo com frequência.