Nos dias quentes de verão, quando até mesmo as chuvas acabam colaborando para a sensação de mormaço, encontrar o ar-condicionado ideal para manter a casa fresca e confortável é o que todos queremos. Com uma ampla variedade de opções disponíveis, os consumidores têm se voltado para modelos que trazem não apenas desempenho eficiente, mas também conveniência e inovação.

Os ares-condicionados split inverter são exemplos disso. Com um sistema dividido em duas unidades (daí o termo “split”, do inglês) — a interna, que fica dentro do ambiente a ser climatizado, e a externa, instalada do lado de fora da casa ou do prédio –, conseguem distribuir com mais eficiência o ar. Garantem, assim, refrigeração rápida, economia de energia e operação silenciosa.

A específica tecnologia inverter agregada utiliza um compressor com velocidade variável, ajustando-se automaticamente às condições de temperatura. Além disso, existem produtos que se destacam por recursos exclusivos, como o WindFree, da Samsung, que proporciona um ambiente fresco sem o incômodo do vento direto.

A facilidade de controle e conectividade também deve ser levada em conta. Essas funcionalidades podem ser encontradas em alternativas que respondem a aplicativos móveis, permitindo que os usuários controlem o dispositivo remotamente e monitorem o consumo de energia.

Em geral, as escolhas confiáveis desta categoria de eletrodomésticos custam, hoje, entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. Separamos, abaixo, itens que fazem jus ao investimento.