Porque 25 de maio é o Dia da Toalha? Curiosamente, a data pouco tem relação com John McAdam, inventor do tecido em 1806 – e nascido em 23 de setembro. Na verdade, ela presta homenagem a Douglas Adams, que não era engenheiro, senão das palavras. Autor do Guia do Mochileiro das Galáxias, o britânico deu à toalha um inesperado protagonismo narrativo.

Conhecido pelo seu humor excêntrico, Adams descrevia o item como o mais importante para um viajante espacial. Com uma toalha em mãos, ou apoiada no pescoço, o usuário pode lutar corpo a corpo, balançá-la pedindo socorro, usar de agasalho, cobertor, se proteger de substâncias tóxicas e, caso limpa, até se enxugar. Mas o segredo estava no psicológico.

No livro, o autor dizia que se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, enfrentar obstáculos inestimáveis, e ainda assim saber onde está sua toalha, ele merece respeito. Duas semanas após sua morte – em maio de 2001 –, um grupo de fãs saiu às ruas, com toalhas no pescoço, dando início à data e à tradição. 

Hoje, dia 25 de maio, prestamos nossa homenagem com algumas dicas para cuidar bem do item mais importante da Galáxia. Para isso, o Estadão Recomenda contou com as dicas da especialista Camila Shammah, que não é viajante espacial, mas gerente de produtos do setor têxtil. Segunda Camila, saber como lavar o tecido é fundamental para manter sua qualidade e maciez.

 

Como cuidar de suas toalhas?

Para otimizar a longevidade do produto, a especialista dividiu o “guia” em quatro dicas. O primeiro passo é lavar, antes mesmo do primeiro uso, para que não fique nenhum químico da fabricação. “Além de eliminar resíduos indesejados, essa prática garante uma melhor absorção de água pelas fibras naturais, o que prolonga sua vida útil”, afirma.

Em seguida, a sugestão é lavá-las com menos frequência. O que parece contra intuitivo, na verdade, preserva as fibras. De acordo com Camila, o ideal é evitar a higienização desnecessária ou diária. “Separe um jogo para ser usado e lave-o semanalmente, alternando com um segundo. Apenas garanta uma secagem rápida após o banho”, aconselha.

Ainda, é preciso ficar de olho no amaciante. Por ser gorduroso, ele vai selando as fibras da peça, o que diminui seu poder de absorção. Assim, a especialista recomenda diminuir a frequência e usar em pouca quantidade: “Em vez disso, opte pelo sabão suave ou neutro. Isso já será o bastante para manter a toalha macias.”

Por fim, também é preciso tomar cuidado ao secar a toalha. Para isso, o varal será, sempre, o seu melhor amigo. A especialista ressalta como estender as toalhas evita manchas e mau odor. “Após a lavagem, coloque para secar naturalmente, de preferência em um local ventilado. Também peço que exclua o uso de pregadores, pois podem danificar a fibra”, sublinha ela.

Ficou interessado? Confira essas outras indicações abaixo.