Passar roupa não é, nem nunca será, uma atividade divertida para a maioria das pessoas. Porém, com o produto certo, ela pode se tornar – ao menos – mais eficiente. Para isso, nem sempre é preciso recorrer às últimas tecnologias, com ferros digitais, sem fio ou verticais. Às vezes, assim como a monotonia toma conta da prática desde o primórdio, a receita para o bom desempenho também já não é novidade.

Quem compartilha um pouco dessa máxima é o modelo da Black & Decker, VFA1110TM2 (a partir de R$ 112). No mercado há mais de 50 anos, o ferro resiste à prova do tempo e mantém-se relevante até hoje. Só na Amazon, por exemplo, ele lidera o ranking de mais vendidos da categoria “a seco”, ultrapassando 1 mil compras no último mês.

Com nota média de 4,7/5 estrelas (a partir de mais de 5,6 mil avaliações), o eletroportátil é um exemplo de fidelização da clientela. Sua seção de comentários, por exemplo, é decorada por termos saudosistas, como “quem conhece sabe” ou “faz jus à qualidade da marca”. Assim, apesar de clichês, validam a versatilidade, praticidade e eficiência do produto.

Além dos anos de estrada, o modelo também se destaca pela leveza e economia energética. Com uma base de alumínio polido, o ferro corre – sem trancos e solavancos – pelos tecidos. Desse modo, evita qualquer dano às peças.

Ainda, o dispositivo acompanha um seletor com sete níveis de temperatura, ajustáveis conforme a delicadeza do fio. O controle do termostato é feito diretamente da parte frontal, o que simplifica o manuseio. É, justamente, a sensibilidade no aquecimento que diferencia a versão “a seco” das “a vapor”. Graças a ela, o aparelho não corre riscos de prejudicar as tramas dos fios.