Ao contrário do que se pode imaginar, mexer com furadeira e parafusadeira elétrica não é bicho de sete cabeças. Sobretudo nos dias de hoje, em que os produtos são mais leves, ergonômicos e intuitivos do que há duas ou três décadas. Depois que você começar a fazer instalações e reparos em casa com uma dessas e uma simples maleta de ferramentas, saberá o quanto vale a pena.

Você só precisa ficar de olho nas características específicas de cada equipamento disponível no mercado. Entre os modelos mais bem avaliados surgem opções variadas para atender a diferentes necessidades.

Aspectos a serem levados em conta incluem a empunhadura, o peso e se o item funciona ligado na tomada ou com bateria (as recarregáveis são de lítio Li-Íon). Se vier com kit completo de acessórios, pontos extras. Leve em consideração, além disso, a potência (algumas são melhores para parafusar do que furar paredes) e a durabilidade da bateria, no caso dos dispositivos sem fio.

O trunfo de algumas furadeiras e parafusadeiras está justamente na combinação de autonomia, potência e versatilidade. A luz de LED, presente em máquinas populares, acrescenta praticidade e facilidade de manuseio. Para uso residencial, um seletor de torque de 18 níveis, ajuste de velocidade e indicativo de bateria são os recursos básicos.

Na lista a seguir, por exemplo, a Bosch GSR 7-14 E oferece alternativa potente, porém com cabo, enquanto a WAP destaca-se pela praticidade e a Black+Decker é reconhecida pela versatilidade.