Além dos celulares cujas telas se dobram ao meio, ficando menores, existe à venda no mercado nacional uma segunda família de smartphones do tipo.

Ela é composta por uma linha de modelos, de uma única fabricante – os Galaxy Z Fold 3 e Z Fold 4, ambos da Samsung – e com concepção contrária aos produtos menores.

Na prática, são smartphones com um tablet “embutido” na parte interna – e, por isso mesmo, são mais caros e volumosos. Conheça abaixo.

Tela interna é a grande atração

Imagem do produto Galaxy Z Fold 3

Galaxy Z Fold 3

É possível usar os smartphones apenas somente fechados, até mesmo para simplesmente conferir o WhatsApp ou rede social, responder rapidamente alguma mensagem ou mesmo falar.

Tela interna é a grande atração

Os Fold 3 e 4 têm aproximadamente o tamanho padrão de um celular comum quando fechados (são ligeiramente mais estreitos do que a maioria dos smartphones), o que também se reflete nas proporções de sua tela externa – são 6,2 polegadas em ambos os modelos, com um aspecto “esticado”, mas plenamente funcionais.

Em relação a poder de processamento, RAM e qualidade das câmeras, os dobráveis Fold trazem o que há de melhor no mercado – processadores de alto desempenho, de última geração, que funcionam muito bem como qualquer outro smartphone que você já usou, excelentes câmeras, apontadas a todas as direções, e ótima quantidade de memória.

Diferentemente dos dobráveis compactos, eles se abrem ao meio, revelando uma enorme tela maior, interna, grande, brilhante e de altíssima definição, quando o dono quiser. Assim, são ideais para digitar e trabalhar com vários aplicativos ao mesmo tempo, navegar na internet ou curtir streaming de vídeo.

A tela interna tem 7,6 polegadas, amoled, e alto brilho em ambos os modelos, embora o Fold 4 seja mais compacto do que o irmão por causa das bordas mais estreitas e das proporções diferentes. A tela também tem mais brilho e cores aprimoradas no mais novo.

Em ambos, o formato é retangular, bastante diferente dos celulares padrão, se aproximando mais da visualização de um tablet, embora de proporções diferentes. Os displays vêm protegidos com o vidro Gorila Glass, de geração mais atual no Fold 4.

Por dentro, ambos os modelos apresentam, principalmente para o uso em reuniões e chamadas de vídeo, uma câmera sob o display, oculta na tela, algo bastante raro no mercado.

Dobrados e apoiados em uma mesa, os Fold podem funcionar como verdadeiros laptops – é possível usar um app de e-mail na parte superior com o teclado projetado embaixo, por exemplo.

Dá ainda para assistir a um vídeo em cima e controlá-lo com os comandos que aparecem na parte inferior; ou usar um aplicativo de edição de imagens com as ferramentas de controle na parte de baixo.

Os aparelhos dispõem de “inteligência” para sentir esse tipo de uso e oferecem as opções automaticamente. Também é possível navegar usando uma caneta especial, a S-Pen da Samsung, diretamente na tela.

Comparação entre os aparelhos

Imagem do produto Galaxy Z Fold 4

Galaxy Z Fold 4

Embora o Fold 4 seja um aparelho mais novo, superior em processador e em câmeras, a Samsung mantém o Fold 3, lançado no ano passado, à venda.

Diferenças

Este ainda conta com ótimo desempenho a um custo bem menor, praticamente no mesmo formato, sendo uma boa opção para quem busca o primeiro celular do tipo.

Em termos de desempenho, o 4 já conta com o Snapdragon 8+ Gen. 1, o processador mais moderno do mercado para Android, com controle apurado de calor (esquenta bem pouco) e excelente gerenciamento de energia, trazendo melhor desempenho da bateria.

Já o 3 traz o mais antigo Snapdragon 888, ainda um excelente processador, mas conhecido por esquentar (e gastar energia) demais. A bateria, aliás, é a mesma de 4.400 mAh em ambos os aparelhos, com capacidade de carregamento em alta velocidade.

As câmeras também foram aprimoradas no modelo 4, com a lente principal saltando de 12 para 50 megapixels e abertura maior, para fotos noturnas com melhor qualidade. O conjunto triplo de lentes, assim, acaba se saindo melhor no modelo mais novo.

A construção de ambos é em alumínio e os dois apresentam resistência a líquidos. No modelo mais atual, a Samsung adotou também uma ligeira modificação no sistema de dobradiças, que ficaram mais robustas.

Se quiser entrar no mundo dos dobráveis em alto estilo, optando pelo Fold, você vai encontrar os aparelhos à venda com memória a partir de 256 GB e nas cores preta, verde e prata.