Assistentes virtuais que utilizam inteligência artificial para responder perguntas, realizar tarefas e fornecer informações úteis estão ganhando cada vez mais adeptos. Prova disso é que as três versões de smart speakers Echo com Alexa, da Amazon, ficaram entre os dez produtos mais populares com os leitores do Estadão Recomenda ao longo do mês passado.

Esse tipo de tecnologia atrai porque é intuitiva, fácil de usar e permite que os usuários interajam com outros dispositivos inteligentes usando comandos de voz. Alexa, Google Assistente e Siri, os assistentes mais conhecidos, exibem diferenças entre si, mas não dá para dizer qual é o melhor, pois cada pessoa acaba tendo uma preferência após avaliar o conjunto que individualmente entregam.

Além de serem ativados e controlados por voz, em comum os três podem realizar uma série de tarefas, como definir lembretes, fazer chamadas, enviar mensagens, tocar música, fornecer previsões do tempo, responder a perguntas, controlar aparelhos domésticos compatíveis, entre outras coisas.

Alexa, da Amazon, Google Assistente, e Siri, da Apple, também contam com aprendizagem contínua, ou seja, vão aprimorando suas habilidades à medida que adquirem mais dados do usuário. E, todos eles estão disponíveis em vários dispositivos, como smartphones, tablets, smart speakers e Smart TVs. Agora, vamos às suas características particulares.

 

__

Imagem em destaque: Homepod Apple por The BlowUp/Unsplash