Já mostramos por aqui alguns dispositivos que transformam sua televisão comum em uma inteligentei, comentando as principais funcionalidades. Mas o Estadão Recomenda de hoje é o seu guia definitivo para escolher entre o Chromecast, o Fire Stick e o Roku Express.

E no Estadão Recomenda de hoje, vamos conhecer duas opções: um Samsung Chromebook Plus e um Acer Chromebook 311!

E vamos em ordem então, apresentando primeiro o Chromecast, que foi lançado como uma espécie de “pensamento fora da caixa” entre os dispositivos de streaming que existiam na época.

Google

Imagem do produto Google Chromecast 3

Google Chromecast 3

Com o Google Chomecast você pode assistir seus filmes e séries em uma TV que não tenha a função Smart, transmitindo imagens diretamente do seu Smartphone, Notebook ou Tablet.

Primeiro, esse modelo de entrada não tem um controle remoto dedicado como os demais. Ele também não tem uma interface de usuário, canais ou serviços de streaming. Em vez disso, o Chromecast deve ser usado juntamente com seu smartphone, tablet ou PC.

Há também uma versão mais avançada com uma experiência de streaming mais rica e completa, muito mais parecida com os concorrentes. Esse modelo roda o GoogleTV, mas no nosso comparativo vamos considerar apenas o modelo de entrada.

Esse Chromecast traz praticidade para quem já tem todo o conteúdo organizado no celular ou em outro dispositivo. O espelhamento de tela é a principal funcionalidade, transmitindo conteúdos direto para a TV. Mas não será útil se você busca um produto que funcione de forma independente.

Há também uma limitação na resolução, que é apenas Full HD. Esse Chromecast mais básico pode ser encontrado custando em torno de 230 reais, enquanto o modelo mais avançado, com controle remoto e 4K, sai em torno de 450 reais

Amazon

Imagem do produto Fire TV Stick

Fire TV Stick

Fire TV com Alexa: aproveite streaming rápido e em Full HD. Inclui Controle Remoto por Voz com Alexa, com botões de ligar e desligar e volume.

Agora vamos ao Fire TV Stick, da Amazon.

A Amazon é uma gigante do comércio eletrônico, mas também um provedor de serviços de streaming de vídeo sob demanda. E combinando essas forças, a Amazon conseguiu tornar esse dispositivo um dos mais populares no seguimento.

O Fire TV Stick se conecta a TV e permite a transmissão de conteúdo online por meio do Prime Video, Netflix, HBO Max, Disney+, YouTube, Apple TV, Spotify e mais de 4.000 aplicativos e jogos da Amazon AppStore.

A plataforma Fire TV também possui vários jogos populares como Hungry Shark Evolution, Pac-Man 256, Crossy Road, Hill Climb Racing, entre outros.

De todos os dispositivos aqui hoje, o Amazon Fire TV Stick se destaca pela qualidade de som e imagem, preço razoável e compatibilidade com a Alexa. Ou seja, dá para operar o sistema com comandos de voz.

O dispositivo pode ser encontrado na própria Amazon por 360 reais.

Roku

Imagem do produto Roku Express

Roku Express

Roku Express oferece uma experiência incrível de streaming por um preço que cabe no seu bolso. São mais de 100.000 filmes e episódios de TV para você escolher nos mais de 5.000 canais de streaming! Com Roku Express você transforma qualquer TV em uma Smart TV de verdade

Por fim, o Roku Express.

A Roku é aclamada como a empresa que validou o mercado de reprodutores de mídia. Os modelos mais recentes incluem o Roku Express, Roku Premiere e Roku Streaming Stick +.

O Roku Express é o mais barato e pode ser encontrado por cerca de 250 reais, mas ele suporta apenas conteúdo Full HD.

Além de várias opções de dispositivos, a plataforma Roku é a mais aberta que existe.

Existem mais de 4.500 canais ou aplicativos gratuitos e pagos no Roku, incluindo os grandes, como Prime Video, Netflix, HBO Max, Apple TV + e outros gratuitos, como Pluto TV, Tubi e Starz.

Além disso, o sistema operacional conta com um bom desempenho e o ótimo custo-benefício faz dele uma das melhores opções. Então, pra você escolher qual é o melhor, você tem que analisar qual dispositivo atende melhor a sua necessidade. Todos vão te entregar qualidade de som e imagem, mas nem todos possuem os principais conteúdos do mercado, como o Fire Stick, que não possui a HBO Max, o Roku sem o Disney Plus, e por aí vai.

Você deve analisar quais os serviços você prefere de acordo com o quanto está planejando gastar por essa solução.

E se quiser saber mais sobre cada um desses produtos, assista também os outros vídeos aqui no Estadão Recomenda. Até o próximo vídeo!