Foto: Werther Santana | Estadão
Conheça as principais características das linguiças para não errar na hora de fazer o pedido no açougue
Foto: Morguefile/Divulgação
Quando o assunto é carne suína, a linguiça é um de seus subprodutos mais populares entre brasileiros, entrando nos mais diversos pratos, como feijoadas, massas, lanches, porções de petiscos e até mesmo churrasco.
Foto: Werther Santana
Para cada receita há um tipo de linguiça apropriada, mas você sabe diferenciá-las para não errar na hora de fazer o pedido no açougue? Conheça, a seguir, as características das versões mais utilizadas do embutido.
Foto: Marcelo Barabani | Estadão
Normalmente utilizada para acompanhar o feijão, a linguiça paio é feita da mistura de carnes bovina e suína, e passa pelo processo de cura e defumação antes de ser embalada.
Foto: Felipe Rau/Estadão
A calabresa é a opção que mais combina com petiscos, lanches ou pratos que levam massa. É ela, por exemplo, que normalmente protagoniza sabores de pizza. Em sua composição há apenas carne de porco, podendo ou não ser defumada.
Foto: LEO MARTINS
A versão toscana também é feita apenas com carne de porco, a diferença é que a carne é embutida crua e misturada com gordura. É justamente a quantidade de gordura que permite com que essa linguiça permaneça suculenta ao ser preparada na brasa, sendo a melhor opção para churrascos.
Foto: LEO MARTINS
A linguiça toscana é disponibilizada sob diversas marcas no mercado, por diferentes valores de compra e diferentes níveis de qualidade, e afim de saber quais delas apresentam a melhor experiência ao consumidor o Paladar realizou um teste às cegas com especialistas.
Rafaela Beatriz - Radar