Papa Francisco ‘não está fora de perigo’ e deve permanecer internado, diz equipe médica

Pontífice apresenta melhora gradual e faz até piadas, mas seguirá no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, por ao menos mais uma semana

PUBLICIDADE

Foto do autor Redação
Por Redação
Atualização:

Internado desde o dia 14 para tratar uma pneumonia bilateral, o papa Francisco tem apresentado melhora clínica, feito até piadas, mas ainda não está fora de perigo e deve permanecer no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, por ao menos mais dez dias.

PUBLICIDADE

“Se a pergunta é ‘ele está fora de perigo?’: não. Se depois vocês nos perguntam se neste momento ele está em perigo de vida, a resposta, de qualquer forma, é não. Agora ele passou 20 minutos, foi do seu quarto até a capela para rezar. Porém, a situação realisticamente é esta: ele é o Papa, mas também é um homem”, afirmou o médico Sergio Alfieri, em coletiva de imprensa nesta sexta, 21.

Ainda de acordo com o médico, o Papa não perdeu o bom humor. Ao entrar no quarto de Francisco e saudá-lo com um “Bom dia, Santo Padre”, recebeu como resposta: “Bom dia, Santo Filho”. Questionado por um jornalista qual era a maior preocupação, os médicos alertaram que existe o risco de os germes das vias respiratórias entrarem na corrente sanguínea, causando sepse - infecção generalizada.

A equipe responsável pelo tratamento do pontífice também reforçou que ele deve diminuir o ritmo. “Se o mandarmos de volta para Santa Marta [a residência do Papa no Vaticano] ele voltará ao trabalho como antes”, argumentou Alfieri.

Publicidade

Papa Francisco durante jubileu das Forças Armadas. Foto: Reprodução Vaticano


Leia também

Mais cedo, o Vaticano informou que o pontífice passou bem a última noite e que a “condição clínica do Santo Padre está melhorando ligeiramente”. O jesuíta argentino não apresentava febre e seus parâmetros hemodinâmicos permaneciam estáveis.

Nesta semana, a Imprensa da Santa Sé já havia destacado condições clínicas estáveis. Os exames de sangue, avaliados pela equipe médica, mostram uma melhora, particularmente nos índices inflamatórios”, disse, na ocasião, o comunicado do Vaticano.

Francisco está internado desde o dia 14. Ele realizou uma tomografia de tórax na terça-feira, 18, que apontou uma pneumonia bilateral. O jesuíta argentino, que sofre de problemas respiratórios, teve o lobo pulmonar direito removido quando era jovem.

Publicidade

As últimas notícias reacenderam as preocupações sobre a saúde do chefe da Igreja Católica, cujo status está sendo posto à prova por uma agenda sobrecarregada e um ritmo de trabalho pesado que ele se recusa a diminuir. /COM INFORMAÇÕES DA AFP