PUBLICIDADE

Diretor da Inteligência Nacional dos Estados Unidos renuncia ao cargo

Dennis Blair informou decisão por meio de comunicado e deixará posto na próxima sexta

Por Efe
Atualização:

WASHINGTON- O Diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, Dennis Blair, anunciou nesta quinta-feira, 20, sua renúncia ao cargo.

 

"Com profundo pesar informei o presidente (Barack Obama) que abandonarei o cargo de diretor de Inteligência Nacional a partir da próxima sexta, 28 de maio", disse Blair por meio de um comunicado.

 

Blair, oficial retirado da Marinha, é o terceiro diretor de inteligência, um cargo criado por recomendação da comissão que investigou os atentados de 11 de setembro de 2001.

 

Como diretor de inteligência, Blair está a cargo da coordenação de 16 agências governamentais dedicadas ao recolhimento de dados de inteligência e luta contra o terrorismo.

 

PUBLICIDADE

Sua demissão ocorre depois de um informe muito crítico do Senado que atribuiu as falhas na hora de evitar o atentado falido no Natal em Nova York ao Centro Terrorista da Direção de Inteligência.

 

Na ocasião, o nigeriano Faruk Abdulmutallab tentou explodir um voo que ia de Amsterdã a Detroit. O nome do jovem já constava em uma lista de pessoas suspeitas por atividades terroristas, mas a informação não chegou ao nível para que o Departamento de Estado cancelasse seu visto.

 

Após a divulgação do relatório do Senado, Blair emitiu um comunicado no qual reconhecia que "persistem barreiras institucionais e tecnológicas que impedem o intercâmbio sem problemas de informação" entre as diferentes agências.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.