Lula cumprimenta Trump pela posse e diz que Brasil e EUA podem avançar em diversas áreas

Mais cedo, em uma reunião de ministros em Brasília, Lula já tinha dito que torcia por um governo produtivo do republicano

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota na tarde desta terça-feira, 20, parabenizando Donald Trump pela posse de seu segundo mandato nos Estados Unidos. Mais cedo, em uma reunião de ministros em Brasília, Lula já tinha dito que torcia por um governo produtivo do republicano.

PUBLICIDADE

“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica”, diz a nota assinada pelo presidente.

“Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”, completa o texto.

Lula durante evento em Brasília Foto: Wilton Junior/Estadão

Nos primeiros dois anos de governo, Lula teve uma relação próxima com o democrata Joe Biden, com quem se encontrou no Brasil e nos Estados Unidos e em fóruns multilaterais. Na primeira metade do mandato, a questão climática dominou a agenda bilateral, o que, segundo analistas, não deve se repetir sob Trump.

Publicidade

Na reunião com os ministros, Lula disse esperar que os Estados Unidos continuem a ser o parceiro histórico que é com o Brasil, apesar da gestão de Donald Trump, um aliado da direita brasileira.

“Tem gente que fala que a eleição do Trump pode causar problema na democracia mundial. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua para que o povo americano melhore e para que os EUA continuem a ser o parceiro histórico que é do Brasil”, afirmou Lula.