O café com leite pode ser encontrado em padarias, restaurantes e cafeterias. A versão também pode ser preparada em casa, mas nem sempre acertamos nas proporções entre os dois líquidos.
Segundo o TasteAtlas, existe um equilíbrio entre o café e o leite para que a bebida seja perfeita no paladar entre sabores, texturas, aromas e até aparência.
Por exemplo, o Cappuccino, da Itália, é um dos mais bem avaliados do guia e leva café espresso, leite cozido no vapor e uma espuma de leite. Tradicionalmente, a proporção recomendada é ter mais leite do que o líquido.
Outro semelhante é o Latte, também da Itália, que possui praticamente os mesmos ingredientes do cappuccino, mas em uma proporção ainda maior das opções que envolvem leite.
Por último, dá para citar o Moka, um café considerado mais intenso e composto por uma quantidade generosa de leite, café moído e chocolate. Eles são diferentes do café espresso, por exemplo, que não possui nenhuma quantidade de leite, e sim destaca os sabores dos grãos do café.
Veja também
Melhor café gourmet do mercado
Especialistas convidados de Paladar avaliaram às cegas e elegeram as melhores marcas de café gourmet do mercado, considerando critérios específicos. O resultado revelou que a marca Mellita (Cerrado) é a melhor de 2024 pelos seus sabores equilibrados com nuances diferentes e corpo aveludado. Veja a classificação completa.

Melhor café moído e torrado
Três marcas se destacaram como as melhores neste teste para descobrir o melhor café moído e torrado do mercado. O resultado foi realizado com base na opinião de especialistas convidados pelo Paladar, que analisaram as principais amostras disponíveis no mercado. Confira detalhes.

Melhor café em cápsula
As cápsulas de café conquistaram espaço nas prateleiras dos mercados pela praticidade. Neste teste às cegas, as amostras populares não foram identificadas inicialmente, mas avaliadas em critérios como sabor, aroma e finalização por especialistas convidados de Paladar. Confira aqui o teste completo.
